MOBILIDADE

Carnaval 2024: Saiba como fica o trânsito de Goiânia durante a passagem dos blocos neste sábado (3/2)

Carnaval 2024 – A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia anunciou que várias ruas…

Blocos tradicionais de Goiânia organizam pré-carnaval 2024 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Blocos tradicionais de Goiânia organizam pré-carnaval 2024 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Carnaval 2024 – A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia anunciou que várias ruas serão parcialmente bloqueadas nos locais de concentração dos blocos de rua neste sábado (3/2). A partir das 16h, os foliões se deslocarão para Avenida Mutirão, entre a Avenida T-9 e a Rua T-55, Setor Bueno, onde ocorrerá o encontro dos blocos.

Segundo a pasta, 121 agentes de trânsito trabalharão durante a realização dos eventos com serviços de monitoramento viário e também atendendo ocorrências da população.

Concentração e saída dos blocos do pré-carnaval de Goiânia:

  • Blokinho Aê – Rua C- 232, Jardim América
  • Bloquinho do Cerrado – Avenida T-3 com Rua T-55, Setor Bueno
  • Cateretê – Avenida T- 2, Setor Bueno
  • Café Nice – Avenida T-3, Setor Bueno
  • CarnaRock – Avenida T-3 entre Viela T-3 e Rua T-51, Setor Bueno • Blocos dos Carneiros – Rua T- 60, Setor Bueno
  • Bloco Uai – Rua 137 com Rua 137-A, Setor Marista
  • Meu Pai Te Ama – Rua 146 com Rua 138, Setor Marista
  • Bar Madalena – Rua 137, Setor Marista

Orientações

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), reforça as orientações educativas para conscientizar condutores a respeito da mistura de álcool e direção neste pré-carnaval que ocorre na Capital. O diretor de Trânsito da pasta, Horácio Ferreira, explica que o foco é evitar que aconteçam acidentes que envolvam álcool e direção.

“Essa é uma combinação que pode gerar vítimas fatais em função da falta de atenção e reflexo. Estudos médicos demonstram os mais variados sintomas no corpo humano após a ingestão do álcool, entre eles estão a diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, visão e audição alteradas, falta de atenção, perda de reflexo e sonolência”, afirma.

Limite do bafômetro

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. Isso quer dizer que tomar um copo de cerveja, uma taça de vinho, uma dose de cachaça, uísque ou vodca já são suficientes para que o bafômetro detecte a presença de álcool no organismo.

Apesar disso, 2023 teve números expressivos de acidentes causados por motoristas embriagados. Foram 539 só nos dois primeiros meses do ano em todo o País, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Dirigir sob efeito de álcool é, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma infração gravíssima. Fazendo o teste de bafômetro, ou a autoridade de trânsito constatando a embriaguez, o motorista é penalizado com multa de R$ 2.934,70. Além disso, pode ter suspenso o direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no espaço de tempo de um ano, a multa é dobrada, ou seja, chega a R$ 5.869,40.