EDUCAÇÃO

Carteiro goiano de 65 anos é aprovado na UnB

Filha de Rui, a farmacêutica Náthaly Souza, 26 anos, foi quem convenceu o pai a prestar o vestibular

Carteiro goiano de 65 anos é aprovado na UnB
Carteiro goiano de 65 anos é aprovado na UnB (Foto: Arquivo da Família - Reprodução - Cedido ao Metrópoles)

O carteiro de Ruinatan Lopes de Souza, de 65 anos, comemorou a aprovação no vestibular da Universidade de Brasília (UnB) voltado para pessoas com, pelo menos, 60 anos – o UnB 60mais -, na terça-feira (15). Rui, como é conhecido, passou em Letras – Tradução (espanhol) e, agora, vai poder realizar o sonho da primeira graduação superior.

Filha de Rui, a farmacêutica Náthaly Souza, 26 anos, foi quem convenceu o pai a prestar o vestibular. Ao Metrópoles, ela disse que “foi um longo processo até convencê-lo a prestar o vestibular, porque ele achava que não conseguiria passar. Mesmo assim, acabei o convencendo”. Ainda segundo ela, “desde a inscrição, ele começou a assistir a videoaulas por conta própria, leu e escreveu vários modelos de redação”.

Natural de Goianésia, Rui vive em Brasília há décadas. No Distrito Federal, ele casou e criou quatro filhos em Ceilândia. Segundo Náthaly, foi a família que revelou o resultado ao carteiro. “Fizemos uma surpresa para anunciar o resultado, com cartazes no portão, tinta e bolinho, e foi surreal ver a felicidade dele. Minha mãe, que também acreditava muito, ficou com o olhinho cheio d’água, abraçadinha com ele. Foi um momento muito marcante.” Ela enfatizou que o pai está empolgado para começar os estudos.

Apaixonado por línguas

Rui ingressou no Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia (Cilc) para estudar francês na década de 1990. À época, ele precisou parar, mas voltou ao curso em 2021 e concluiu em 2024. O espanhol escolheu por “pura curiosidade em aprender”, segundo a filha.

LEIA TAMBÉM:

Passe livre estudantil: Goiás abre período de cadastro e recadastro