Em análise

Caso suspeito de Coronavírus é registrado em Silvânia

Foi registrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia, o primeiro caso suspeito de Coronavírus…

Paciente está internada no HDT (Foto: Divulgação)

Foi registrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia, o primeiro caso suspeito de Coronavírus na cidade. Trata-se de uma paciente que deu entrada neste sábado (7), no Hospital Nosso Senhor do Bonfim e foi transferida para o Hospital de Doenças Tropicais, o HDT, em Goiânia.

A Secretaria de Saúde de Silvânia informou que a paciente visitava parentes em Silvânia quando apresentou sintomas. Ela esteve recentemente em vários países da Europa. Outras medidas de controle também foram adotadas.

A Pasta ainda detalhou que foram coletadas amostras e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Goiânia, unidade responsável por fazer as análises de casos suspeitos no estado. Confira nota da pasta no final da matéria.

Anápolis

Em Anápolis, um homem que viajou para os Estados Unidos recentemente também apresentou sintomas e foi enquadrado como caso suspeito. As análises também são feitas pelo Laboratório Central.

Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou na última sexta-feira que não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus no Estado. Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), havia na ocasião quatro casos suspeitos do novo coronavírus em investigação em Goiás. Todos já tiveram material coletado para exames e nenhum paciente está hospitalizado. Outros 12 casos já foram descartados no Estado. Em todo o país já são 20 casos confirmados.

Nota oficial

[olho author=”Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia”]

“A Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia informa que, deu entrada no hospital Nosso Senhor do Bonfim, no dia 07/03/2020- Paciente com historia de retorno de viagem da Europa, com Sintomas compatíveis com o COVID19. A paciente enquadra nos critérios de notificação para COVID 19 conforme preconizado pelo ministério da saúde. O caso Suspeito foi Notificado, foram coletadas pela equipe do laboratório Municipal de Silvania- SILAB – As amostras para o exame. As amostras foram enviadas ao LACEN – GO, onde aguarda triagem e analise. As medidas de controle foram tomadas, O núcleo de vigilância esta contactando os contatos e monitorando. Paciente foi encaminhada ao HDT pela equipe do Hospital Nosso Senhor Do Bonfim, onde permanece internada.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que as medidas de proteção são:

· Lave as mãos com frequência, com água e sabão, Ou então higienize com álcool em gel 70%; · Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

· Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

· Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

· Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados. As pessoas que voltaram de viagem e/ou foram contatos de casos suspeitos ou confirmados devem estar atentas aos sintomas: Febre, Tosse e dificuldade para respirar. Ao perceberem os sintomas deverá comparecer a unidade de saúde mais próxima.

Wilainy Aparecida Alves

Coordenação núcleo de Vigilância Epidemiológica

Flávia Dalila da Silva Carvalho

Secretária Municipal de Saúde”

[/olho]