CADÊ O DONO?

Cavalos soltos quase atropelam grupo de crianças em Goiânia

A suspeita é que os animais tenham sido abandonados

Imagem dos cavalos correndo na rua
Cavalos soltos quase atropelam grupo de crianças, em Goiânia (Foto: Reprodução)

Moradores do setor Brisas da Mata, em Goiânia, denunciaram a presença de cavalos soltos nas ruas e áreas de convivência, colocando pedestres e crianças em risco. Imagens de câmeras de segurança mostram quatro desses animais em alta velocidade na via durante a noite de segunda-feira (8). Por poucos centímetros, um grupo de crianças que brincava próximo ao local não foi atropelado.

Cavalos soltos quase atropelam grupo de crianças, em Goiânia (Foto: Reprodução)

A suspeita é que os animais tenham sido abandonados. Segundo moradores, isso é recorrente. “Eles soltam os cavalos aqui para comer os capins da praça, que às vezes fica muito alto. Às vezes, eles atacam as lixeiras também, jogam no chão”, relatou David Corrêa em entrevista à TV Anhanguera.

Deixar animais soltos na rua pode ser considerado crime de maus-tratos. A situação gera riscos de acidentes, ferimentos, morte de pessoas ou de outros bichos. A falta de cuidado, alimentação e abrigo adequados também configura o delito, conforme as autoridades.

Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia informa que a Lei Federal 14.228, de 2021, proíbe a prática da “carrocinha” para recolhimento de animais. Informa também que, em casos nos quais se perceba ação de maus-tratos contra animais, a Polícia Civil deve ser acionada por meio do número 197, pela Delegacia Virtual no site https://raivirtual.ssp.go.gov.br/#//, presencialmente no endereço rua J-38, Qd.68, Lt.11, Setor Jaó, Goiânia/GO (ao lado do 26º DP) ou pelo WhatsApp (62) 98581-8197.

Por fim, reforça que a Vigilância em Zoonoses atua no monitoramento e controle de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas ao homem por meio de animais (como a raiva). Neste caso, ela pode ser acionada pelos números: (62) 3030-4121 / (62) 3030-4056.

LEIA TAMBÉM