INCLUSÃO

Centro para portadores de deficiência poderá ser criado em Anápolis

Foi aprovada na Câmara Municipal de Anápolis um projeto de lei para a criação de…

Em 2019, Goiás possuía 8,5% da sua população apresentando deficiência em pelo menos uma de suas funções (Foto: Reprodução/Alfabeto Pet)
Em 2019, Goiás possuía 8,5% da sua população apresentando deficiência em pelo menos uma de suas funções (Foto: Reprodução/Alfabeto Pet)

Foi aprovada na Câmara Municipal de Anápolis um projeto de lei para a criação de um centro de reabilitação/habilitação e atendimento aos portadores de deficiência na cidade de Anápolis. O autor do projeto é o vereador Frederico Godoy (SD).

Em discurso na sessão ordinária de segunda-feira (11), o vereador disse que caberá agora ao chefe do Executivo definir a área para erguer a estrutura. “Serão três frentes de trabalho: atendimento clínico e psicológico, mais atendimento social”, afirma Godoy.

A cadeirante Regiane Alonso, de 37 anos, diz que o centro aos portadores de deficiência será de suma importância aos deficientes que até então não encontram facilidades nesse tipo de atendimento. “Espero que de fato esse projeto seja executado”, disse Regiane ao Mais Anápolis.

Deficientes em Goiás

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram de indicadores referentes a 2019 sobre o tema das deficiências, entre outros.

Em 2019, Goiás possuía 8,5% da sua população apresentando deficiência em pelo menos uma de suas funções (visual; auditiva; motora de membros superiores ou inferiores; e mental ou intelectual). Esse índice é maior na população feminina, com quase 3,0 pontos percentuais (p.p.) de diferença (9,9% das mulheres e 7,1% dos homens).

Em números absolutos, 582,8 mil pessoas de dois anos ou mais de idade possuíam deficiência em pelo menos uma de suas funções no estado de Goiás. Nesse total, incluem-se 233,4 mil homens e 349,3 mil mulheres.

Leia também:

Hospital da Mulher deve ser criado em Anápolis