RECONHECIMENTO

Cidade de Goiás recebe prêmio da Unesco por rede de apoio a mulheres

O Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) da cidade de Goiás venceu por unanimidade…

Cidade de Goiás comemora 19 anos de Patrimônio Mundial da Humanidade
Cidade de Goiás comemora 19 anos de Patrimônio Mundial da Humanidade(Foto: reprodução/Internet)

O Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) da cidade de Goiás venceu por unanimidade o ‘Prêmio Construa Igualdade 2020’, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O Ceam executa políticas de proteção às mulheres vítimas de violência. Presta atendimento social, psicológico e jurídico a vítimas de violência doméstica. Acolhe, orienta e encaminha à Rede de Atenção.

Neste ano, o prêmio teve número elevado de inscrições, que superou os anos anteriores. Participaram mais de 40 cidades de toda América Latina. O prêmio tem como objetivo reconhecer políticas públicas locais de países latino americanos e o Caribe (ALC) que promovem transformações sociais em prol da inclusão e da não discriminação.

Casos de violência

Segundo o último levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública de Goiás, foram registrados 30 vítimas por feminicídio em 2020 no estado, nenhum deles na Cidade de Goiás. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o último registro que se tem no município é de fevereiro de 2018.

Contudo, os baixos índices do estado goiano não são um reflexo nacional. O Brasil é o quinto país do mundo no ranking da violência contra a mulher, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH).