Coleta de lixo em Goiânia deve ser normalizada até dia 31, diz Comurg
Presidente Alisson Borges aguarda ainda o socorro de R$ 68 milhões da Prefeitura
Após diversos moradores de Goiânia denunciarem a interrupção da coleta de lixo na Capital nas últimas semanas, o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, afirmou que o serviço será normalizado até este domingo (31).
Já a companhia, por meio de comunicado, disse que o acumulo do lixo se deve “às chuvas e realizações de festas de Natal e final de ano”. “Nesta época do ano, devido às chuvas e festividades, o volume de resíduos orgânicos é maior”, lê-se no comunicado. [leia na íntegra abaixo]
Ainda segundo a Comurg, a companhia está “na fase de homologação do processo de licitação para a contratação de mais 30 caminhões, o que aumentará a capacidade de coleta após a certificação do certame”.
Ao jornal Opção, Alisson Borges disse que aguarda o aporte de R$ 68 milhões da Prefeitura. “Nós estamos aguardando a programação do Paço [sobre os recursos]”. O socorro à Comurg foi aprovado no mês passado pela Câmara Municipal.
Diante da crise, a Prefeitura abriu uma licitação para terceirizar a coleta do lixo comum. Entretanto, a abertura do processo, que estava programada a última sexta, foi suspensa por determinação da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, plantonista do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Ainda durante esta sexta, o presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França, revogou a medida acatando justificativas do recursos feito pela Procuradoria Geral do Município (PGM).
No documento, o órgão citou que ocorreria mais interrupções da coleta de lixo caso não ocorresse a licitação até esta sexta.
Nota da Comurg, na íntegra
A Comurg está comprometida em resolver os problemas relacionados à coleta de lixo em toda a cidade. Atualmente, estamos utilizando nossa frota de caminhões e outros veículos para realizar esse serviço, atendendo programação do órgão nos períodos diurno e noturno, alcançando todos os bairros da cidade.
Ressaltamos que nesta época do ano, devido às chuvas e festividades, o volume de resíduos orgânicos é maior.
Para otimizar os serviços, estamos na fase de homologação do processo de licitação para a contratação de mais 30 caminhões, o que aumentará nossa capacidade de coleta após a certificação do certame.
Companhia de Urbanização de Goiânia – COMURG
*Com informações do jornal Opção