SECA

Com altas temperaturas, CMEI de Aparecida promove brincadeiras com água para refrescar alunos

Diante das altas temperaturas, que chegam a 32ºC, e baixa umidade relativa do ar, a…

Criança brincando em Cmei de Aparecida no tempo seco (Foto: Claudivino Antunes - Divulgação)

Diante das altas temperaturas, que chegam a 32ºC, e baixa umidade relativa do ar, a rotina dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Aparecida de Goiânia mudou. As atividades estão sendo realizadas prioritariamente em espaços mais abertos, nos pátios e nas áreas de recreação coberta.

Nesta segunda-feira (19), CMEI Azélia de Oliveira, que fica no setor Village Garavelo, adotou banhos de mangueira, balde e piscina para que os alunos do turno vespertino se refrescarem do calor.

“Nós estamos passando por uma onda muito forte de calor, então, tivemos essa iniciativa para poder amenizar um pouco o sofrimento das crianças que passam o dia inteiro aqui no CMEI e proporcionar conforto a elas durante o tempo de permanência na unidade. Mas, é claro, promover a diversão e alegria também faz parte”, ressaltou o diretor da unidade, Alexandro Souza Ramos.

O CMEI conta, atualmente, com 170 alunos matriculados de 8 meses a 5 anos e 9 meses, que estudam no período integral.

As crianças que participaram das atividades lúdicas precisaram levar autorização dos pais, além de roupas de banho e filtro solar. Para que todas participassem, foi feita uma divisão das atividades e das crianças conforme tamanhos e idades para brincarem com segurança.

As atividades com água no Centro Municipal de Educação Infantil devem ocorrer por mais vezes nos próximos dias até que passe a onda de calor e melhore o tempo seco. Os alunos também são incentivados a tomarem água com bastante frequência para se hidratar.

Perigos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta, com possíveis prejuízos para a saúde.

Especialistas apontam que a falta de umidade afeta o funcionamento respiratório, com sintomas principalmente em pessoas mais sensíveis, com crianças e idosos. Além disso, favorece a propagação de vírus e bactérias, que sobrevivem melhor nessa condição. Portanto, você precisa ficar alerta com epidemias de gripes e resfriados.

Veja 6 dicas de como amenizar os efeitos do tempo seco em Goiás