Remanejamento

Com data de validade próxima, vacinas contra dengue que sobraram em Goiânia serão redistribuídas

As doses tem validade até o próximo dia 30 de abril

Brasil vacinou contra dengue 15% do público-alvo; SP imunizou 17,5%
As doses tem validade até o dia 30 de abril. Foto: Jucimar de Souza

Devido à baixa procura pela vacina contra dengue em Goiânia, as doses que têm validade até o próximo dia 30 de abril foram remanejadas para outros municípios do estado. A determinação partiu da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para evitar perda dos imunizantes.

Em fevereiro de 2024, a capital recebeu mais de 34,3 mil doses para a campanha que teve início no dia 15 do mesmo mês e segue vigente para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), até o momento foram aplicadas 18 mil doses da vacina contra dengue em Goiânia, o que representa 52,7% de imunização. Segundo a pasta, a capital deve ficar com 10% do estoque atual.

Em todo estado, segundo o boletim da dengue da SES-GO, existem mais de 70,8 mil casos confirmados da doença. Conforme os dados do Comitê de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses, 74 mortes foram confirmadas e outras 106 estão em investigação. Pelo menos 145 municípios estão em situação de emergência para arboviroses.