COBERTURA

Com mais testes, registros de covid-19 aumentam 30% em três dias em Aparecida

Aparecida de Goiânia confirmou 12 novos casos de covid-19 na última quarta-feira (13). Com isso,…

Mapa mostra com cores números de contaminados por coronavírus na Região Metropolitana de Goiânia

Aparecida de Goiânia confirmou 12 novos casos de covid-19 na última quarta-feira (13). Com isso, o município chegou a 129 pacientes da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, a alta é reflexo direto do aumento de testagem realizada entre os moradores. No domingo (10), o município ultrapassou os 100 casos da doença, com confirmação de sete novos pacientes. Na ocasião, também foi registrada a terceira morte no território. Nesta última semana, entretanto, mais duas mortes foram registradas, fazendo a lista acumular cinco óbitos. O número de casos confirmados saltou dos 101, de domingo, para 129: um aumento de 29,7%.

Os dados são do boletim divulgado na quarta-feira (13). A título de comparação, Goiânia possui 761 casos confirmados e 6.787 casos suspeitos. Enquanto Anápolis, terceira maior cidade do Estado, possui 53 pacientes e 1.121 suspeitos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia foram coletadas 1.103 amostras de material para realização de testes de diagnóstico da covid-19. Com isso, a cidade, que testava 15 pacientes por semana, passou a testar 300. O que resultou no aumento de casos positivos, segundo a pasta. A testagem foi ampliada a partir de contratação de serviços de um laboratório privado. 

Do total dos pacientes testados, 928 foram negativos e 129 confirmados com o coronavírus. Ou seja, 87% são negativos e 13% são positivos. Outros 46 ainda estão em análise e o município conta com 67 recuperados da doençaO bairro que conta com o maior número de infectados confirmados é o Buriti Sereno, com nove casos.

Leitos

Apesar do aumento taxa de contaminados e mortes no município, a ocupação dos leitos de UTI permanece estável. Na rede pública, contando o geral e exclusivo para covid-19 , 52% das vagas estão ocupadas. Na rede privada o índice é de 54%.