Combinação de chuva e jamelões provoca queda de motociclistas em Goiânia
"Essas chuvas mais finas servem para fazer motoqueiro cair e os carros derraparem", diz motociclista que presenciou vários acidentes
A aguardada chuva de terça-feira (16) em Goiânia fez a alegria de muitos, mas também trouxe imprevistos. A mistura da água com jamelão provocou uma série de acidentes na Avenida Nero Macedo, no setor Cidade Jardim. Imagens registradas no local mostram diversos motociclistas vítimas da pista escorregadia.
Maximus Brandão é motociclista e entregador. Ele estava no local e registrou algumas quedas na noite de terça-feira. Ele diz que ficou no local de 18h às 21h. “Vi 27 quedas no local por causa dos jamelões”, revela ao Mais Goiás. O trabalhador afirma que já caiu de moto, mas não por esse motivo. “Por imperfeições no asfalto.”
Para evitar esse tipo de acidente, a recomendação dele é “sempre andar com cuidado e se perceber o asfalto mais mais escuro, evitar o local, pois tem muita oleosidade. Evitar andar próximo ao meiofio em locais com árvores, quando estiver chovendo também”. Nesses casos, inclusive, ele diz que prefere parar. Mas se não tiver jeito, andar devagar, abaixo dos 40 km/h e não utilizar o freio da frente.
“Essas chuvas mais finas servem para fazer motoqueiro cair e os carros derraparem”, observa. Maximus faz parte de um grupo de motociclistas entregadores, Os Piratas. Ele afirma que, nestes momentos, o pessoal auxilia quem cai e dá dicas. “Já vi várias vezes e acontece todos os anos. Choveu, acontece. Deveriam trocar essas árvores de jamelão.”
Em nota, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) disse que trabalha com a Comurg para plantar espécies arbóreas de forma intercalada aos jamelões “para que sejam realizadas as extirpações de acordo com programação”. Já a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) disse que monitora e atua para a diminuição dos problemas causados por essas árvores durante o período chuvoso. A SET recomenda: utilizar preferencialmente o freio motor, com frenagem suave; reduzir a velocidade em trechos com árvores de jamelão e em dias de chuva; rvitar freadas e mudanças bruscas de direção; e manter maior distância do veículo à frente.
Nota da Amma:
“A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) informa que trabalha em conjunto com a Comurg, com a realização do plantio de espécies arbóreas de forma intercalada aos jamelões, para que sejam realizadas as extirpações de acordo com programação. A Amma realiza a vistoria e o parecer técnico, enquanto que a execução da extirpação é realizada pela Comurg.
No fim de semana, foi realizado o serviço de acordo com laudo emitido para a Avenida Anápolis, região Leste, com mais de 30 árvores extirpadas depois da compensação com plantio de outras árvores.
As solicitações de análise, vistoria e manejo arbóreo podem ser feitas presencialmente na Amma, em unidades do Atende Fácil ou pelo site da Prefeitura (www.goiania.go.gov.br), no Portal do Contribuinte. Todas as retiradas seguem avaliação criteriosa e parecer técnico.“
Nota da SET:
“A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) informa que monitora e atua para a diminuição dos problemas causados pelos jamelões durante o período chuvoso. Na noite desta terça-feira (17/9), equipes da SET sinalizaram dois pontos considerados críticos: a Praça C-171, no Jardim América, e a Avenida Nero Macedo, na Cidade Jardim. A sinalização será mantida, já que há previsão de chuvas nesta quarta-feira (18/9) em Goiânia.“
- Aos motociclistas, a SET reforça os cuidados redobrados neste período:
- Reduzir a velocidade em trechos com árvores de jamelão e em dias de chuva;
- Evitar freadas e mudanças bruscas de direção;
- Manter maior distância do veículo à frente;
- Utilizar preferencialmente o freio motor, com frenagem suave.