Complexo Jamel Cecílio recebe totens que fecham cancelas automaticamente em caso de alagamento
A prefeitura de Goiânia entregou os primeiros totens de monitoramento no Complexo Jamel Cecílio neste domingo…
A prefeitura de Goiânia entregou os primeiros totens de monitoramento no Complexo Jamel Cecílio neste domingo (8). Os itens vão acompanhar o fluxo de veículos, detectar riscos de alagamento e orientar motoristas durante o período de chuvas intensas, inclusive com o fechamento de cancelas.
Segundo o município, o sistema integra câmeras, sensores e tecnologia de inteligência artificial. Durante a entrega, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) afirmou que não se trata apenas de um totem só para acionar a cancela. “Ele monitora o tempo inteiro e o ano inteiro essa via. Tem o monitoramento das placas, o monitoramento visual e também reconhecimento facial. Já a operação das cancelas pode ser feita tanto de modo remoto quanto automático”.
Os equipamentos atuam de forma integrada a painéis de LED que informam as condições da via em tempo real. Mabel detalhe que o totem gera informação constante e passa informação para a central da prefeitura, enquanto a cancela fecha somente na hora da emergência.
Ao todo, são cinco totens no Complexo Jamel Cecílio conta com cinco totens. Serão 27 unidades em toda a cidade, com prioridade para áreas com histórico de alagamentos, como a Avenida 85 e Marginal Botafogo. O prefeito esclarece que, “conforme os piscinões forem ficando prontos, os totens que deixarem de ser necessários serão transferidos para outras regiões”.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, a primeira funcionalidade é a cancela e a segunda é o monitoramento com câmeras que identificam, por exemplo, a altura do veículo. Esta também reconhece as placas com inteligência artificial. “Além disso, temos sirenes, iluminação e avisos sonoros que orientam o motorista.”
Coordenador da Defesa Civil Municipal, Robledo Mendonça acredita que o sistema, por meio da prevenção, será referência nacional. Ele revela que outros municípios já procuraram o Paço para saber mais informações. “Certamente, é algo que vem para somar nas ações de defesa civil”, comemora.