Congresso nacional de medicina terá 22º edição em Goiânia
Tema central do evento será “Inteligência Artificial e a Medicina do Trabalho: oportunidades, desafios e segurança”
A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) irá realizar o 22º congresso nacional no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 1º e 4 de outubro. O evento terá como tema central “Inteligência Artificial e a Medicina do Trabalho: oportunidades, desafios e segurança”.
Serão abordadas questões práticas, éticas e legais sobre o uso de inteligência artificial (IA) para aumentar a eficiência das estratégias de saúde ocupacional, boas práticas de segurança, riscos e formas de prevenção no ambiente corporativo.
Assim, temas como a regulamentação da IA na medicina, as responsabilidades legais dos médicos do trabalho por erros de IA e o impacto do uso dessas ferramentas nos direitos trabalhistas, além do uso da IA e ciência de dados para o engajamento dos trabalhadores nos programas de promoção da saúde em empresas, serão abordados no congresso.
A programação inclui curso e painéis sobre a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entrou em vigor em maio de 2025 com maior ênfase para a saúde mental como parte dos riscos ocupacionais que devem ser prevenidos pelas empresas.
Também haverá palestras sobre inclusão de trabalhadoras nas linhas de produção, cuidados e estratégias para trabalhos em turnos de 12 horas e o uso de inteligência artificial para a ergonomia em grandes corporações. O Congresso Nacional ANAMT ainda prepara palestras sobre câncer ocupacional, o papel do Médico do Trabalho na sustentabilidade ambiental das empresas e outros temas.