SEGURANÇA PÚBLICA

Congresso nacional de policiais civis será realizado em Goiânia em novembro

Evento acontece entre os dias 12 a 15 de novembro

Congresso nacional de policiais civis será realizado em Goiânia em novembro
Evento vai reunir policiais civis de todo o Brasil em Goiânia (Foto: Divulgação)

De 12 a 15 de novembro, Goiânia vai se tornar o ponto de encontro dos policiais civis de todo o País. No período, a capital recebe o 27º Congresso Nacional da Cobrapol, que reunirá dirigentes e representantes sindicais dos 26 estados e do Distrito Federal para debater o futuro da carreira e propor caminhos de valorização da categoria.

O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Giancarlo Miranda, afirma que o evento tem caráter decisivo para o fortalecimento da entidade. “A expectativa é que possamos fortalecer a Cobrapol através de um novo estatuto e consigamos que representantes do Brasil inteiro estejam em Goiânia para debater e avançar nas pautas que tanto ansiamos”, afirma.

Entre as principais bandeiras que estarão em discussão, Miranda cita a valorização dos profissionais da linha de frente, o resgate da aposentadoria policial, retirada pela reforma previdenciária de 2019, e a modernização das polícias civis. “Só se faz uma discussão em segurança pública com resultados se houver valorização dos policiais que estão na linha de frente, como é o nosso caso. Precisamos resgatar a aposentadoria que nos foi retirada e buscar modernizar a Polícia Civil”, afirma.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás (Sinpol-GO), Renato Rick, sediar o congresso em Goiânia é motivo de orgulho e responsabilidade. “Goiânia será o palco do maior congresso de policiais civis do Brasil. Para nós do Sinpol Goiás, é um verdadeiro prazer receber os sindicatos de todo o país e discutir os desafios que temos pela frente, enquanto instituição e categoria de trabalhadores.”

Rick ressalta que o encontro deve reforçar a defesa de um sistema policial mais moderno e eficiente. “Queremos um modelo que valorize o trabalho dos policiais e também entregue mais resultados à sociedade. Esse será o eixo central dos debates que Goiás vai sediar”, completou.