Covid-19

Consumidores recorrem ao Procon Goiânia por passagens aéreas

Consumidores em dificuldades para conseguir o reembolso de passagens aéreas em dinheiro ou adiamento dos…

Consumidores que têm dificuldades para conseguir o reembolso de passagens em dinheiro ou adiamento dos voos recorrem ao Procon Goiânia. Ao todo foram registrados 627 atendimentos relacionados à crise do coronavírus (Covid-19), no período do dia 19 de março até terça-feira (31), sendo que 291 são reclamações e 336 consultas. As agências de viagem e companhias aéreas correspondem a 80% das demandas dos consumidores. As reclamações relacionadas a viagens estão sendo encaminhadas às companhias aéreas, agências de turismo e plataformas de venda de viagens.   Walter Silva, superintendente do Procon Goiânia, recomenda que o consumidor deve tentar remarcar a viagem para uma outra data, em vez de pedir reembolso, para minimizar danos causados ao passageiro. A Medida Provisória n°925, emitida pelo Governo Federal no dia 18 de março, define que o prazo para o reembolso do valor relativo à compra de passagens aéreas será de 12 meses para as pessoas que fizeram sua solicitação até o 31 de dezembro de 2020. “A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) orienta que os consumidores evitem cancelar a viagem para ter restituição. A recomendação é que remarque a data porque evita receber o dinheiro de volta em 12 meses. Além disso, o consumidor tem o direito de remarcar quantas vezes puder, logo que terminar o período de combate à Covid-19. A nossa recomendação, como Procon Goiânia, é que todos os consumidores evitem cancelar, porque o prejuízo é maior para ele e para o fornecedor”, explicou Walter Silva.   Além de reclamações contra agências de viagem e companhias aéreas, o órgão recebe ligações  de consumidores que relatam problemas com farmácias, lojas, supermercados, contas de energia e de água e bancos. Atendimento Consumidores que querem tirar dúvidas ou registrar queixas, o Procon Goiânia enfatiza a importância de priorizar o atendimento à distância. O órgão disponibiliza canais de atendimentos não presenciais para intermediar conflitos e orientar os consumidores.  O atendimento por telefone funciona pelos números (62) 3524-2942, (62) 3524-2936, (62) 3524-2949. Quem desejar receber orientações pela internet deverá enviar as reclamações para o e-mail (atendeprocon@goiania.go.gov.br). *Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira

Consumidores em dificuldades para conseguir o reembolso de passagens aéreas em dinheiro ou adiamento dos voos têm recorrido ao Procon Goiânia. De 19 de março até esta terça-feira (31), foram registrados 627 atendimentos relacionados a isto. São 291 reclamações e 336 consultas.

Os contatos com o Procon são motivados pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Nesse problema de reembolso das passagens, as agências de viagem e companhias aéreas correspondem a 80% das demandas dos consumidores.

A Medida Provisória n°925, emitida pelo Governo Federal no dia 18 de março, define que o prazo para o reembolso do valor relativo à compra de passagens aéreas será de 12 meses para as pessoas que fizeram sua solicitação até o 31 de dezembro de 2020. Apesar disso, Walter Silva, superintendente do Procon Goiânia, recomenda que o consumidor tente remarcar a viagem para uma outra data, em vez de pedir reembolso.

“A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) orienta que os consumidores evitem cancelar a viagem para ter restituição. A recomendação é que remarque a data porque evita receber o dinheiro de volta em 12 meses. Além disso, o consumidor tem o direito de remarcar quantas vezes puder, logo que terminar o período de combate à Covid-19. A nossa recomendação, como Procon Goiânia, é que todos os consumidores evitem cancelar, porque o prejuízo é maior para ele e para o fornecedor”, explicou Walter Silva.

Destaca-se que as reclamações relacionadas à viagens são encaminhadas às companhias aéreas, agências de turismo e plataformas de venda de viagens. Além destas demandas, o órgão recebe ligações  de consumidores que relatam problemas com farmácias, lojas, supermercados, contas de energia e de água e bancos.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira