Carnaval 2016

Corpo de Bombeiros lança Operação Carnaval 2016 com foco na prevenção de afogamentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança na manhã de sexta-feira…

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança na manhã de sexta-feira (5/2), no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia, a Operação Carnaval 2016. Com o lema Sem Segurança Não Tem Festança, a ação do CBMGO será intensiva em todo o Estado, com o reforço diário de 573 Bombeiros Militares que atuarão em postos avançados de monitoramento, além dos atendimentos realizados pelos quartéis operacionais do CBMGO.

O foco será a prevenção a afogamentos. Durante o lançamento, serão demonstradas técnicas de salvamento aquático e a correta utilização do colete salva-vidas.

A novidade deste ano será a realização de campanha educativa em escolas de ensino fundamental. Bombeiros Militares de todos os quartéis do estado visitarão as unidades escolares entre os dias 1 e 5 de fevereiro, com o objetivo de orientar sobre o uso correto do colete salva-vidas e também ensinar noções de primeiros socorros. Serão palestras rápidas que vão abordar a importância da prevenção. A estimativa é que mais de cinco mil crianças de seis a nove anos sejam orientadas sobre a prevenção de afogamentos e acidentes.

Postos avançados em locais de aglomeração pública contarão com o trabalho dos Bombeiros durante os quatro dias de Carnaval que distribuirão material educativo aos turistas. Nesses locais, os Bombeiros ainda farão a inspeção das instalações, em especial em locais fechados que servem para bailes carnavalescos, nos termos do Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico, principalmente no que tange à segurança das pessoas (estruturas de palcos, camarotes e arquibancadas, risco de quedas, locais de acesso e saída de emergência e risco de incêndio etc).

Outro objetivo dos Bombeiros de Goiás é reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para aqueles foliões que necessitarem de socorro especializado. Para isso, o planejamento da Operação previu a ação integrada de cada unidade e posto e também um reforço nas viaturas e equipamentos disponíveis para as equipes de bombeiros.

Todos os quartéis do Estado, em especial das cidades turísticas, estarão empenhados em garantir a segurança dos foliões durante todo feriado. A maior preocupação do CBMGO ainda é o afogamento. No período de folia, a combinação bebida e mergulho torna-se mais recorrente e é uma mistura altamente perigosa.

A experiência dos anos anteriores mostra que quase todas as mortes nos balneários poderiam ter sido evitadas, já que a causa da maioria dos afogamentos é a imprudência da própria vítima ou de alguém que a acompanhava. O perfil das vítimas de afogamento é jovem, do sexo masculino, com idades entre 14 e 21 anos. Boa parte consome bebida alcoólica antes de entrar na água ou não respeita faixas de contenção.

Em 2015, os bombeiros registraram no feriado do carnaval oito mortes por afogamento em Goiás.

Confira algumas dicas de segurança do Corpo de Bombeiros:

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cada pessoa pode também cuidar de sua segurança, evitando os acidentes. Para isso, o principal é seguir as orientações:

Ao sair de casa, certifique:

– se o registro do botijão de gás está fechado;

– Verifique se os aparelhos elétricos estão desligados, inclusive com o cabo de força retirado da tomada, se existir algum que deva permanecer ligado, certifique-se que o mesmo ficará em uma tomada exclusiva, evitando a sobrecarga;

– Não deixe crianças e pessoas com idade avançada sozinhas em casa;

Ao procurar um lugar para nadar:

– Escolha um local conhecido e nunca vá sozinho

– Obedeça a sinalização de perigo

– Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.

– Não beba antes de entrar na água

– Não se afaste da margem, mesmo se souber nadar

– Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo

– Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”)

– Não deixe as crianças sozinhas

– Pilotos e passageiros de embarcações devem usar o colete salva-vidas

– Use colete salva-vidas quando estive praticando pesca de barranco ou quando estiver em embarcações.

Em locais de aglomeração:

– Ao entrar em um local fechado, localize a sinalização e as saídas de emergência

– Se houver princípio de incêndio ou tumulto, mantenha a calma e procure um local seguro.

– Em caso de emergência, ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros Militar.