CEPA DA COVID

Covid-19: variante Delta predomina em Goiânia, mas Gama Plus é a que mais mata

De julho até agora, 290 amostra amostras foram sequenciadas. Dessas, 72 são da variante Delta

Seis brasileiras são premiadas no programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina - (Foto: Agência Brasil)
Seis brasileiras são premiadas no programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina - (Foto: Agência Brasil)

A variante Delta da Covid-19 já é considerada pelas autoridades sanitárias como predominante em Goiânia. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiânia, a cepa passou a ser mais identificada nos sequenciamentos genômicos em relação às outras a partir de agosto deste ano e, desde então, apresenta uma tendência de crescimento. No entanto, a maior parte dos óbitos registrados até agora vêm da variante Gama Plus.

Ao Mais Goiás, o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Yves Mauro, informou que a pasta realiza o sequenciamento das variantes do coronavírus em circulação na capital desde a semana 28, que corresponde ao início de julho. Segundo ele, o monitoramento ocorre de forma substancial com cerca de 50 amostras por semana.

“Essas amostras são de pessoas que vieram a óbito, internadas com Covid-19, que tiveram reinfecção pela doença e aquelas com casos de síndrome gripal, justamente para verificar como está a distribuição das variantes tanto em casos graves, como em casos leves e moderados”, explica.

De julho até agora, 290 amostra amostras foram sequenciadas. Dessas, 72 são da variante Delta. Yves relata que, no decorrer da semana 28, a variante da Covid-19 que predominava era a Gama Plus. Porém, a partir das semanas 34 e 35 – que equivalem ao final de agosto, uma mudança foi observada com a Delta passando a predominar. “Desde a semana 31 [em agosto], tem havido um aumento persistente dessa variante”, completa.

Ainda sem óbitos pela variante Delta

Apesar da variante Delta estar em prevalência em Goiânia, a cidade ainda não registrou nenhum óbito provocado por ela. Segundo o superintendente Yves Mauro, a maioria dos óbitos ainda é causada pela Gama Plus. “Dos casos que sequenciamos, 15 óbitos foram pela Gama Plus e 10 pela Gama. Não houve nenhum da Delta”, disse.

Segundo dados da SMS desta quinta-feira (14), Goiânia tem 220.239 casos confirmados de Covid-19 e 6.627 óbitos provocados pela doença.