Reconhecimento

Crer é o 1º hospital de Goiás a ter Certificação Plena

// O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) se tornou ontem o…


//

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) se tornou ontem o primeiro hospital de Goiás a receber o certificado de Acreditação Plena – Nível 2, concedido pela Organização Nacional deAcreditação (ONA).

A entrega foi feita ontem de manhã ao governador Marconi Perillo (PSDB) pela diretora de Qualidade do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Janaina Querubim. A certificação plena demonstra o nível de excelência da unidade de saúde, com foco na segurança do paciente.

Ao discursar em comemoração à conquista, Marconi afirmou que o certificado deve ser afixado na parede das casas de cada um dos servidores que ajudaram a consolidar o Crer como referência brasileira em reabilitação e readaptação de pessoas vítimas de traumas físicos. “Sempre que venho ao Crer, fico muito emocionado”, disse o governador no discurso, ao lembrar o esforço da primeira-dama, Valéria Perillo, do ex-secretário de Saúde Fernando Cupertino e do médico Sérgio Daher pela construção do hospital.

O governador lembrou que, há 14 anos, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público para demolição do manicômio Adauto Botelho e construção de um hospital de referência em reabilitação e readaptação de pessoas vítimas de acidentes. Os primeiros R$ 5 milhões para início das obras, contou, foram fruto da devolução de recursos desviados da extinta Caixa Econômica de Goiás (Caixego),no final de década de 1990. Para ele, o Crer é hoje “a maior referência brasileira na reabilitação e readaptação de pessoas”.

Marconi enfatizou ainda que o hospital é hoje recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, no ano passado, recebeu telefonema de uma senadora do Tocantins que lhe pedia autorização para erguer um Crer, em Araguaína, de acordo com ela, por sugestão do Ministério da Saúde. Trata-se da senadora Kátia Abreu (PSD), que acaba de ser indicada pela presidente Dilma Rousseff para o Ministério da Agricultura.

O governador ressaltou ainda que 2014 foi um ano de “agradáveis surpresas” para a saúde estadual, cujos hospitais – HGG, HDT e Hurso – conquistaram Acreditação ONA 1. “Isso demonstra o grau de excelência da rede estadual de saúde”, enfatizou.

O superintendente da Organização Social Agir, que administra o Crer, Sérgio Daher, afirmou no discurso que Marconi é o governador que mais fez pela área. “Apesar de não ser médico, revolucionou a Saúde em Goiás”. Segundo ele, Marconi colhe “frutos expressivos” com a mudança. (O Hoje)