Cuidado: golpistas usam nome do Juarez Barbosa para tirar grana de pacientes
Direção do Juarez Barbosa esclareceu, em nota, que em nenhuma circunstância cobra pagamentos para liberar remédios
Pacientes que dependem dos remédios distribuídos pelo Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa, localizado em Goiânia, estão sendo vítimas de golpe. Criminosos que fingem ser servidores do Cemac JB estão entrando em contato com esses pacientes por telefone informando a suposta liberação de medicamentos e solicitando pagamentos.
A Secretária de Estado da Saúde (SES-GO) divulgou nota em que esclarece que a unidade nunca cobrou qualquer valor para abertura de processos, liberação de medicamentos, análise de documentos ou qualquer serviço. Todos os atendimentos e fornecimento de medicamentos realizados pelo Cemac são totalmente gratuitos.
- Criminosos fingem ser membros da Arquidiocese de Goiânia para tentar dar golpes em paróquias
- Boleto falso: 25 são presos em Goiás suspeitos de prejuízos de mais de meio milhão a empresas
A direção do Juarez Barbosa reforçou ainda que não faz ligações pedindo dados pessoais, informações bancárias ou pagamentos. As comunicações oficiais com os pacientes ocorrem exclusivamente por meio do WhatsApp oficial do Canal Saúde, pelo número (62) 3201-3797, pelos telefones institucionais ou pelo Portal Expresso do Governo de Goiás (www.go.gov.br), onde é possível acompanhar o andamento dos processos.
Diante de qualquer contato suspeito, a orientação é para que o cidadão não forneça informações pessoais ou bancárias, não efetue pagamentos e registre a ocorrência na delegacia mais próxima. “A denúncia é fundamental para coibir esse tipo de crime e proteger outros usuários do sistema público de saúde”, explica a diretora técnica do Cemac, Vivianne Vieira de Melo.
Para esclarecimento de dúvidas ou verificação de informações, os pacientes devem procurar exclusivamente os canais oficiais do Cemac Juarez Barbosa pelos telefones (62) 3201-7446/7450/7453.
O que é o Juarez Barbosa
O Juarez Barbosa é o órgão do Governo de Goiás que cuida do fornecimento de medicamentos que fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia do SUS formulada para garantir acesso das pessoas a medicamentos de alto custo e para doenças complexas.
- Grupo que invadia perfis em redes sociais para dar golpes é alvo de operação em Goiás
- Goiânia: mulher perde R$ 200 mil em golpe que prometia dinheiro por curtidas em redes sociais
O fornecimento desses remédios segue critérios de diagnóstico, indicação e tratamento, inclusão e exclusão, esquemas terapêuticos, monitorização, acompanhamentos e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde (PCDT).
O centro atende as necessidades específicas de pacientes que requerem tratamentos caros e muitas vezes crônicos. Desempenha um papel crucial no fornecimento de acesso a medicamentos essenciais para pessoas que enfrentam condições de saúde graves ou raras. Os medicamentos de alto custo podem incluir terapias biológicas, medicamentos para câncer, tratamentos para doenças autoimunes, entre outros.