CONTRA COVID

Defensoria Pública cobra informações sobre vacinação de idosos em Goiânia

A Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) enviou ofício à Prefeitura de Goiânia cobrando informações sobre…

Mulheres se fantasiam de 'avós' para tomarem vacina contra covid nos EUA
Mulheres se fantasiam de 'avós' para tomarem vacina contra covid nos EUA (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) enviou ofício à Prefeitura de Goiânia cobrando informações sobre o cronograma de vacinação de idosos acima de 60 anos não residentes em abrigos contra a Covid-19. Documento questiona sobre o início das aplicações para mencionado grupo, assim como sobre a possibilidade de vacinação simultânea para idosos e  profissionais de saúde.

O órgão ressalta que, em publicidade oficial, a Prefeitura comunica que pretende imunizar todos os idosos que vivem em asilos (com 100% do público já vacinado) e profissionais da saúde, cujo índice de vacinação é de 44,4%. No entanto, conforme a DPE, o cronograma imunização dos demais idosos não é informado.

De acordo com os defensores públicos Philipe Arapian e Cristiana Maria Baptista, dados da Secretaria da Saúde (SES-GO) revelam que, embora sejam apenas 5,7% dos infectados, idosos acima de 70 anos representam 51% das mortes por Covid-19 em Goiás.

“Idosos também pertencem a grupos prioritários, conforme plano nacional de imunização. Pessoas acima de 80 anos quando vítimas da Covid-19 chegam a taxas de mortalidade alarmantes […] sendo estes vacinados prioritariamente (ou mesmo concomitantemente) os números de óbitos e internações se reduziriam drasticamente”, pontuaram.

Em nota (veja íntegra abaixo), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia disse que não recebeu formalmente nenhum ofício da DPE. No texto, a pasta informou que recebeu somente 52 mil doses da vacina contra o coronavírus “e tão longo cheguem mais doses, terá início a imunização das 127 mil pessoas com idade acima de 60 anos”.

Nota da SMS:

A Secretaria de Saúde Goiânia informa que ainda não recebeu formalmente nenhum ofício por parte da Defensoria Pública de Goiás. Esclarece, portanto, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para a vacinação contra Covid-19 que coloca como primeira prioridade os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência e os profissionais de saúde que prestam qualquer tipo de assistência.

A SMS Lembra ainda que o município recebeu somente 52 mil doses da vacina contra Covid-19 e tão logo cheguem mais doses, terá início a imunização das 127 mil pessoas com idade acima de 60 anos e com todas as condições para que sejam atendidas rapidamente e com toda segurança necessária.