ATENÇÃO

Detran-GO alerta para aumento de golpes no pagamento de IPVA e licenciamento

Órgão orienta que condutores estejam atentos a links de pagamentos

Trânsito em Goiânia (foto: Jucimar de Sousa)
Pagamento do IPVA foi estendido e deverá ser realizado até o dia 31 de outubro (foto: Jucimar de Sousa)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu um alerta sobre o aumento de golpes virtuais relacionados ao pagamento do IPVA e do licenciamento anual de veículos. Somente neste ano, a ouvidoria do órgão recebeu 170 reclamações de cidadãos vítimas desse tipo de crime. O prazo final para a quitação das taxas foi prorrogado para o dia 31 de outubro e envolve mais de três milhões de veículos no estado.

De acordo com o Detran-GO, os golpistas aproveitam o período de maior movimentação para enganar motoristas por meio de mensagens falsas enviadas via WhatsApp, e-mail ou sites fraudulentos. Em muitos casos, as vítimas são redirecionadas para páginas falsas após pesquisarem por links de pagamento em ferramentas de busca. Há relatos de pessoas que realizaram transferências de mais de R$ 5 mil para contas de criminosos.

Veja onde realizar o pagamento de forma segura

Os pagamentos devem ser feitos exclusivamente por boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA), disponíveis no aplicativo Detran GO ON ou no site oficial do órgão: goias.gov.br/detran. Nessas plataformas também é possível realizar o pagamento via PIX, mas o Detran-GO reforça que é fundamental verificar o CNPJ correto (02.872.448/0001-20) antes de concluir a operação.

Nos casos de negociação com empresas credenciadas, o órgão confirma que existe a opção de parcelamento dos débitos no cartão de crédito, mas somente de empresas reconhecidas pelo Detran.

Atenção a links patrocinados

Vítimas de golpes desse tipo devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e podem também formalizar denúncia na Ouvidoria do Detran-GO, por meio do Portal Expresso.

A Diretoria de Tecnologia da Informação do órgão atua diariamente para identificar e derrubar sites e perfis falsos. Mesmo assim, o órgão recomenda que os contribuintes digitem manualmente o endereço do site em vez de clicar em links encontrados em mecanismos de busca.

“Orientamos os usuários a jamais clicarem em links patrocinados”, reforçou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.