PREJUÍZO

Dono de chácara em Alto Horizonte denuncia município por vazamento de esgoto na propriedade

"A água contaminada com fezes cai no pasto e vai parar em um córrego da região. O gado que estava no local teve que ir para outro local"

Dono de chácara em Alto Horizonte denuncia vazamento da Estação de Tratamento de Esgoto na propriedade
Dono de chácara em Alto Horizonte denuncia vazamento da Estação de Tratamento de Esgoto na propriedade (Foto: Enviada ao Mais Goiás)

Proprietários de uma chácara na zona rural de Alto Horizonte denunciam que ocorreu um vazamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, que causou danos ambientais, além de afetar a produção de gado no local. Um cano da ETE teria arrebentado na última quarta-feira (20) e o líquido vazou pela propriedade. Em nota, a prefeitura disse que já entrou em contato com a empresa responsável e pediu, entre outras coisas, “adoção de medidas corretivas emergenciais para garantir o pleno funcionamento do sistema e evitar novos episódios” (confira a nota completa no fim da matéria).

Um dos proprietários da fazenda conversou com o portal. Segundo ele, “a água contaminada com fezes cai no pasto e vai parar em um córrego da região. O gado que estava no local teve que ir para outro local, o que gerou gastos”. Ele também afirmou que o prefeito Diogo Rodrigues (SD) foi procurado, mas disse que era melhor acionar a Justiça.

“Procuramos o prefeito e ele destinou um secretário para ir até o local. O homem, então, nos avisou que o prefeito disse para a gente procurar nossos direitos.” A fonte, que preferiu não se identificar, afirmou que irá à Delegacia de Polícia Civil na quarta-feira (27) para registrar um boletim de ocorrência.

O Mais Goiás não conseguiu contato com a empresa responsável, mas mantém o espaço aberto, caso haja interesse.

Nota da prefeitura de Alto Horizonte:

“A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem, por meio desta, esclarecer à população acerca das imagens e vídeos que circulam nas redes sociais envolvendo o suposto transbordamento de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em áreas de propriedade privada.

Cumpre informar que o Município de Alto Horizonte/GO mantém contrato administrativo vigente com a empresa Soluções Tecnológicas Ambientais e Construtora EIRELI, regularmente contratada para a gestão, operação, monitoramento, manutenção preventiva e corretiva da ETE, nos termos da Lei Federal n° 14.133/2021 e demais normas ambientais aplicáveis.

Assim que a Secretaria tomou ciência dos fatos, foi expedida notificação formal à empresa responsável, determinando:

  • A imediata verificação técnica da ocorrência relatada;
  • A identificação das causas do suposto transbordamento;
  • A apresentação de relatório técnico circunstanciado, com prazos e soluções para contenção e mitigação de eventuais danos ambientais ou patrimoniais;
  • A adoção de medidas corretivas emergenciais para garantir o pleno funcionamento do sistema e evitar novos episódios.

Salientamos que a Administração Municipal acompanha rigorosamente a execução contratual e não medirá esforços para que sejam assegurados o cumprimento das obrigações da contratada, a segurança ambiental, a proteção dos recursos hídricos e o bem-estar da população.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a responsabilidade socioambiental e a conformidade legal, adotando todas as providências cabíveis para que a situação seja totalmente esclarecida e solucionada no menor prazo possível.

LEIA TAMBÉM:

Incêndio no lixão de Caldas Novas destrói material reciclável de catadores