QUEDA

Donos de sorveterias em Goiânia relatam queda de 70% nas vendas com o frio

É tradicional que o movimento nas sorveterias durante épocas com baixas temperaturas caia de forma…

Sorveterias goianas apresentam queda nas vendas em dias frios
Sorveterias goianas apresentam queda nas vendas em dias frios (Foto: Arquivo Pessoal)

É tradicional que o movimento nas sorveterias durante épocas com baixas temperaturas caia de forma considerável quando comparado ao verão. Na madrugada desta quinta-feira (19), Goiânia registrou um temperatura histórica ao atingir 5ºC, menor temperatura já registrada desde 1977, quando a capital chegou a 5,7ºC.  Comerciantes e empresários do ramo de sorvetes relatam que o frio já trouxe prejuízos para os negócios com uma queda de cerca de 70% no número de clientes.

“Houve uma queda substancial, caiu bastante, uns 70%. Mas ainda há pedidos, pouquinho, mas tem.  Eu tenho uma loja que é totalmente aberta e outra que é fechadinha, mas nem uma e nem a outra teve muito movimento”, relata a empresária Jane Fantasia, que está no mercado há 11 anos e atualmente possui duas gelaterias localizadas no setor Bueno e no setor Oeste, em Goiânia.

Indo na contramão da maioria, existem pessoas que preferem tomar sorvete em dias frios e é esse público que as sorveterias se desdobram para atrair durante esse período com promoções e festivais do sorvete. E se engana quem pensa que os clientes preferem entregas a consumir nos locais. “Já tivemos algumas pessoas aqui hoje e o aplicativo (de entrega) também já tocou, mas é menos entrega e mais consumir no local”, afirma Jane.

Tomar sorvete em dias frios faz mal?

A falta de clientes também pode estar relacionada ao pensamento de uma parte significante da população que relaciona o sorvete ao resfriado ou gripe. Embora o número de casos de resfriados, gripes e dores de garganta cresçam durante o inverno, não há relação com o consumo de sorvete nesse período e sim à baixa umidade, à exposição ao frio sem proteção suficiente.

Sobre essa questão, a médica infectologista, Luciana Pineli, afirma que a dito não procede. “Não causa. Gripe é uma doença, também chamada influenza, causada pelo vírus influenza”.

Com as previsões de que frio prossiga até dia 26 de maio, a empresária espera que as vendas fiquem ao menos estáveis e afirma “vamos rezar para que o sol volte”.

Goiânia supera frio da Noruega, Sibéria e Alasca na manhã desta quinta (19)

Goiás registra madrugada mais fria do ano com 4,8ºC

Goiânia registra madrugada mais fria desde 1977 com 5ºC nesta quinta (19)

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt