Em dia inaugural do Censo, manicure de Goiânia participa de sua primeira pesquisa
"Acho importante, porque através do censo também tiramos várias dúvidas"
A manicure de Goiânia Indy Lorrane Fernandes, de 25 anos, respondeu sua primeira pesquisa nesta segunda-feira (1º) e foi justamente o Censo Demográfico 2022. Ela, que está grávida de nove meses e mora com o marido e um filho de quatro anos, disse que a entrevista da recenseadora foi tranquila. “Eu sou um pouco tímida, mas eu achei tranquilo.”
Moradora do setor Novo Horizonte, ela conta que a avó ficou preocupada ao ver o grupo chegando no local – além da recenseadora, estava uma auxiliar e o repórter fotográfico do Mais Goiás, Jucimar de Sousa – e foi até lá para ver o que era. “Foi minha avó que me explicou o que era, inclusive. Eu não sabia o que era o Censo.”
Segundo Indy, a entrevista durou cerca de 20 minutos. Ela não lembra bem as perguntas, mas diz que eram coisas sobre o número de moradores na casa, familiares, etc. A manicure cita, ainda, que o questionário foi um dos maiores, conforme o recenseador. Questionada sobre o porquê, ela diz que o entrevistador afirmou ser aleatório.
Em relação a opinião da realização do mesmo, ela afirma: “Acho importante, porque através do censo também tiramos várias dúvidas.”

O Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve início nesta segunda-feira (1º). A data original era 1º de junho, mas um adiamento foi necessário pela troca da banca responsável pelo concurso que rendeu a contratação dos profissionais.
Na verdade, ele era para ocorrer em 2020, em intervalo de dez anos, mas a pandemia da Covid-19 atrasou o levantamento – o anterior ocorreu em 2010. A previsão orçamentária do censo é de mais de R$ 2,29 bi, conforme nota do IBGE.
“Com o orçamento do Censo Demográfico 2022 aprovado e sancionado na íntegra em R$ 2.292.957.087,00, o IBGE informa que a coleta da pesquisa terá início no dia 1º de agosto. Antes prevista para 1º de junho, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários.”
Ele é responsável por coletar dados da população do Brasil. O intuito é traçar um perfil do País que vai além da contagem, inclusive, para determinar políticas públicas. Entre as informações estão: condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde, escolaridade e mais.