Tempo

Inmet prevê mais chuva para esta sexta-feira (06) em Goiânia

Durante uma hora de chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (5), os goianienses foram…

Durante uma hora de chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (5), os goianienses foram surpreendidos por 70, 8 milímetros. Até às 9 horas desta sexta-feira (6) o Instituto de Meteorologia (INMET) registrou 80,2 milímetros, isso corresponde a 61% do esperado para todo o mês de abril.

Segundo Elizabete Alves Ferreira, chefe do instituto no Estado, há possibilidade de 20 milímetros de chuva, com pancadas intensas no decorrer da tarde de hoje. “Abril é um mês de transição do tempo chuvoso para o tempo mais seco, mas estamos com um canal de umidade estacionado na nossa região, o que ocasiona essas chuvas com maiores intensidades, variando de 20 a 40 milímetros”, explica.

No final de semana, segundo a meteorologista, há tendência de diminuição do volume de chuvas, mas que pancadas isoladas podem retornar no início da próxima semana. “Tudo está dentro da normalidade e o canal de umidade vai começando a se dissipar. Mas a queda de chuvas é significativa apenas no mês de maio”, destaca Elizabete.

Apesar da grande quantidade de água que assustou diversos moradores da cidade, o nível de chuva ficou abaixo do esperado este mês. Segundo Elizabete, Goiânia, março atingiu 60% do esperado em volume, ou seja, dos 258,2 previstos, apenas 156,8 milímetros foram registrados na capital.

Descargas Elétricas

As decorrências de raios registraram aumento significativo nos primeiros meses de 2018, segundo a Enel Distribuidora.  No ano passado foram exatas 1.189.584 descargas elétricas em todo o Estado. Até o dia 18 de março, já foram registrados 292.375 incidentes.

A concessionária explica que nos dias 16 a 17 de março foram registrados 7.635 descargas atmosferas no Estado. Isso representa que 20% das quedas de energias são consequências de descargas nas subestações e linhas de transmissões.

Sempre é importante destacar que alguns cuidados devem ser tomados dentro e fora de casa na ocorrência de temporais. Não fazer usos de aparelhos celulares, secador, ferro elétrico conectados à tomada. Não fazer uso do chuveiro elétrico ou torneira elétrica e nunca realizar reparos em instalações.

Evitar ficar em locais abertos como campos, piscinas, lagos, praias, árvores, postes e locais elevados. Em hipótese nenhuma ter contato com cercas de arames, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas ou energia elétrica e qualquer objeto metálico.