IMPACTO SUSTENTÁVEL

“Energia Positiva”: OAB Goiás promete economizar mais de 17 milhões com projeto sustentável

A iniciativa prevê a instalação de quatro usinas fotovoltaicas para a geração de energia limpa, com o objetivo de atender à demanda de todo o Sistema OAB Goiás

Jacó Coelho, presidente da Casag, anuncia detalhes do programa (Foto: Divulgação)

Em um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou oficialmente o Projeto “Energia Positiva”, durante a abertura do 47º Colégio Estadual de Presidentes de Subseções, em Catalão. O anúncio foi feito pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Jacó Coelho. 

A iniciativa prevê a instalação de quatro usinas fotovoltaicas para a geração de energia limpa, com o objetivo de atender à demanda de todo o Sistema OAB Goiás, incluindo sedes da seccional e da Casag, subseções, ESA e CEL. O projeto idealizado por Jacó Coelho, visa garantir a utilização de 100% de energia renovável até o final de 2026, proporcionando uma economia de R$ 17,8 milhões em 25 anos, além da redução da emissão de 2.946.000 kg de CO2 na atmosfera.

“Agora, as subseções não pagarão mais a energia e, mesmo assim, não haverá decréscimo no duodécimo. Isto é, as subseções vão receber o duodécimo normalmente e sobrará mais dinheiro para impulsionar ainda mais a advocacia de cada subseção”, afirmou Jacó. 

Para executar o programa, foi necessário adquirir quatro usinas fotovoltaicas para gerar energia limpa para todo o Sistema OAB Goiás, incluindo as sedes da seccional e da Casag, além das unidades consumidoras das subseções, da ESA e CEL da OAB Casag de Aparecida de Goiânia e Anápolis. A expectativa é de economia de R$ 17,8 milhões em 25 anos, com a redução da emissão de 2.946.000 kg de CO2 na atmosfera.

Além da economia financeira, o projeto “Energia Positiva” trará outros benefícios, como a instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, um plano de manutenção preventiva e a substituição de 2.000 lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED em todas as unidades do sistema OAB-GO.

O Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL da OAB) também será contemplado com a modernização da iluminação dos campos de futebol, com a instalação de 152 novos refletores LED, e a substituição do sistema de aquecimento das piscinas por um mais eficiente. O CEL de Anápolis também receberá novas lâmpadas e um sistema de aquecimento de piscina mais eficiente.