Entenda como Mabel quer reduzir em até 30% o o tempo de deslocamento no Eixo Anhanguera
Sistema de "metrô sobre rodas" promoveria fluidez ao priorizar semáforos sempre abertos para os ônibus

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou na última sexta-feira (24) a implantação da metronização, um sistema inovador que promete transformar a mobilidade urbana da capital. A medida envolve a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do BRT, permitindo que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos e operem com eficiência semelhante à de um metrô. A expectativa é que a iniciativa reduza significativamente o tempo de deslocamento na cidade, beneficiando tanto os usuários do transporte público quanto os motoristas.
De acordo com Mabel, o trânsito de Goiânia sofre com a falta de fluidez e a ausência de priorização semafórica para o transporte coletivo, o que resulta em uma velocidade média de apenas 16 km/h nos corredores do BRT. “A detecção do veículo será feita por meio de tags eletrônicas e sensores inteligentes instalados nos controladores de semáforos. Os ônibus vão andar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, explicou o prefeito.
Com a implementação da metronização, prevista para começar em março, a velocidade média dos ônibus nos corredores do BRT deve ultrapassar 21 km/h, representando um ganho de no mínimo 30% no tempo de deslocamento. Mabel enfatizou que essa mudança impactará não apenas os passageiros do transporte público, mas todo o sistema viário da cidade. “A metronização vai beneficiar não só os usuários do transporte coletivo, mas o trânsito como um todo”, afirmou.
A nova tecnologia será operada por uma central de controle, que coordenará os semáforos em tempo real para garantir que os ônibus circulem sem paradas desnecessárias. A iniciativa visa aumentar a eficiência do transporte coletivo e reduzir os congestionamentos, promovendo maior previsibilidade nos trajetos diários.
Além da metronização, a Prefeitura de Goiânia também está investindo na readequação de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos da cidade. Cerca de 180 locais serão ajustados, com 10 intervenções sendo realizadas semanalmente. Entre os pontos mais críticos está a Avenida T-7, onde bloqueios prejudicavam a fluidez do tráfego. “Agora, os motoristas terão mais facilidade ao acessar as conversões. As iniciativas estão sendo acompanhadas de perto para garantir resultados positivos”, destacou Mabel.