QUINZENALMENTE

Entregar alimentos em visitas a presos volta a ser permitido em Goiás

A entrega particular de alimentos e materiais de higiene para presos nas unidades prisionais de…

Entrega de alimentos volta a ser permitida em complexos prisionais de Goiás

A entrega particular de alimentos e materiais de higiene para presos nas unidades prisionais de Goiás voltou a acontecer quinzenalmente, dentro de padrões institucionais estabelecidos por meio da Portaria 91/2020 do Departamento de Administração Penitenciária (DGAP), que está disponível desde o dia 18 de abril de 2020. A entrega foi suspensa no dia 13 de março, por meio do decreto estadual e portaria institucional, seguindo protocolos de saúde no combate à contaminação do coronavírus (Covid-19).

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou em nota que as visitas continuam suspensas em unidades prisionais, porém o órgão está realizando a instalação do sistema de videoconferência para que seja possível o contato virtual entre presos e as pessoas que estão cadastradas no sistema de visitas.

Medidas contra o coronavírus

A DGAP informou também que tem investido, junto a parceiros, na aquisição e distribuição de máscaras, luvas e óculos de proteção aos servidores penitenciários de todas as nove coordenações, a instituição também informou que está distribuindo informativos e realizando palestras aos servidores e presos.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária informou também na nota que orienta os gestores pela necessidade de higienização das unidades prisionais, criou ambientes de isolamento, com base nas orientações da OMS, para presos que contrair a doença e também criou mecanismo de triagem àqueles custodiados que chegam ao sistema prisional.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira