Escalonamento passa ao cenário verde a partir do próximo domingo (2), em Aparecida
Mudança foi decidida em reunião do COE realizada na última terça-feira (27)
Aparecida vai ao cenário de risco baixo para transmissão de Covid-19 (Verde) a partir do próximo domingo (2). A Portaria ainda não foi publicada no Diário Eletrônico do Município, mas a mudança foi decidida após reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus em Aparecida (COE), na tarde da última terça-feira (27). Mudança de cenário acontece com média móvel de óbitos em 7,5 mortes diárias e tendência de estabilidade na curva.
A partir do dia 2 de maio, a rotina econômica do escalonamento regional fica diferente. No cenário de risco baixo (verde), duas das dez macrorregiões de Aparecida, fecham as atividades econômicas não essenciais por um dia da semana, de segunda a sexta-feira. Aos domingos, todas as dez macrorregiões poderão reabrir, observando o cumprimento dos protocolos de cuidado sanitário. No cenário amarelo, a cidade inteira fechava aos domingos. Escalonamento regional está vigente desde 15 de março, quando foi implantado no cenário laranja.
A realização de festas, eventos e shows com música ao vivo continua suspensa por tempo indeterminado. Restaurantes, bares e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, praças de alimentação nos Shoppings Centers, lanchonetes, casas de chá, de suco e similares, poderão funcionar, desde que seja respeitado o horário de funcionamento até as 22h.
Cenário Epidemiológico
A mudança de cenário acontece em meio a tendência de queda na curva de média móvel de novos casos de Covid-19 no município e redução da taxa de ocupação de UTIs. A média móvel estimada pelo Mais Goiás é calculada a partir dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram 144 novas detecções da doença em Aparecida nas últimas 24 horas. A média móvel de novos casos da doença está em 157,4 novas detecções diárias.
A taxa de ocupação de UTIs da rede municipal de saúde está em 50%. Uma redução significativa quando comparada a oscilação da disponibilidade de vagas de leitos no último mês, que oscilava entre 84% e 99%.
Acompanhe a taxa de ocupação de UTIs no município:
A prefeitura de Aparecida atribui a redução dos números da pandemia à adoção do escalonamento regional como isolamento social, ampliação de leitos de UTI no município e aplicação de testes em massa, que permite o monitoramento dos casos positivos e podem impedir o agravamento da infecção. De acordo com a SMS, foram aplicados o total de 250 mil testes RT-PCR na cidade.