DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO

Escola é alvo de três atos de vandalismo em nove dias, em Aparecida de Goiânia

A Escola Municipal José dos Santos Borges Ferreira, que fica no Jardim Alto Paraíso, em…

Escola é alvo de três atos de vandalismo em nove dias, em Aparecida de Goiânia
Escola é alvo de três atos de vandalismo em nove dias, em Aparecida de Goiânia

A Escola Municipal José dos Santos Borges Ferreira, que fica no Jardim Alto Paraíso, em Aparecida de Goiânia, sofreu três atos de vandalismo nos últimos nove dias. A última ocorrência aconteceu na noite de segunda-feira (28). As outras foram nos dias 21 e 23 de outubro. O registro foi feito na 6ª Delegacia de Polícia Civil (PC) na manhã desta terça-feira (29) pela direção da escola, que não quis conceder entrevista ao Mais Goiás.

No último ataque, um quadro e uma série de materiais escolares foram danificados. Além disso, 13 portas foram quebradas e duas foram furtadas. Os vândalos levaram também cabos da rede elétrica e de computadores. O caso ainda está sendo investigado pela PC.

Escola é alvo de três atos de vandalismo em nove dias, em Aparecida de Goiânia

(Foto: Reprodução)

Situação da escola preocupa os pais

Os atos de vandalismo têm preocupado os pais de alunos. Andreia Alves de Assis, mãe de uma estudante da escola, foi informada na manhã desta terça que as aulas estariam suspensas por causa do ataque. Ela afirma estar apreensiva com a quantidade de vezes que as aulas foram suspensas pelo mesmo motivo.

“Em menos de uma semana o aluno deixar de ir duas vezes na escola por causa do vandalismo. A gente não sabe quem foi, mas parece que são ali da região mesmo. Minha indignação é o fato de ter ocorrido duas vezes em menos de uma semana. E dessa vez foi pior”, disse.

Escola é alvo de três atos de vandalismo em nove dias, em Aparecida de Goiânia

(Foto: Reprodução)

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia afirmou que as depredações foram registradas por câmeras de segurança. De acordo com a pasta, os atos teriam sido praticados por dois alunos da própria escola, de 8 e 9 anos. Além disso, um adolescente de 13 anos, que não possui vínculo com a unidade, também teria participado.

A SME também afirmou que o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso junto ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e que as aulas votariam ao normal na tarde desta terça. Confira nota da secretaria na íntegra.

[olho author=”SME”]

“Nota à imprensa

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia informa que os servidores da Escola Municipal José dos Santos Borges Ferreira, Setor Alto Paraíso, que atende nos turnos matutino e vespertino cerca de 800 alunos do 1° ao 5° ano, já estão organizando 12 das 14 salas de aula, que foram alvos de vandalismos no final da tarde de ontem, para que os alunos da unidade possam retornar normalmente às aulas na tarde desta terça-feira (29/10).

De acordo com a direção da escola, que acionou o Conselho Tutelar para acompanhar o caso junto ao Ministério Público, o ato de vandalismo, conforme identificaram por meio de câmeras instaladas no interior da instituição, teria sido praticado por dois alunos da unidade (8 e 9 anos) e por um adolescente de 13 anos que não seria aluno da escola.

A diretora da unidade escolar em questão informa que tomou as medidas cabíveis procurando a 6ª Delegacia de Polícia Distrital de Aparecida de Goiânia, que fica no Jardim Tiradentes e que estará encarregada de investigar o caso. Informa ainda que, apesar de não ter ocorrido furto de nenhum objeto, o ato de vandalismo teria resultado em paredes manchadas de tinta e em danos de materiais como quadros, livros, luminárias e duas portas.”

[/olho]