Estado pede que empresas de transporte disponibilizem mais ônibus para evitar aglomerações
Governo também pede para que empresas de transporte coletivo e de transporte intermunicipal reforcem ações de limpeza em veículos e terminais
Visando a diminuir a concentração de pessoas dentro os ônibus do transporte coletivo na Grande Goiânia, o governo estadual pediu às empresas de transporte coletivo que aumentem o número de veículos em circulação – principalmente nos horários de pico – para diminuir o risco de transmissão do coronavírus.
“Houve uma reunião com empresários do transporte coletivo urbano e intermunicipal para que haja rotinas mais criteriosas de limpeza, com os antissépticos adequados e foi pedido que fossem disponibilizados mais linhas em horários mais múltiplos para pedir o quantitativo em cada ônibus”, relatou o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.
O governo também pediu para que tanto as empresas de transporte coletivo, quanto as empresas de transporte intermunicipal reforcem ações de limpeza em veículos e terminais.
Alexandrino diz que até chegaram a ironizá-lo dizendo que o Estado queria um ônibus para cada pessoa, mas ele relatou que não é bem assim e que o somatório de pequenas atitudes é o que vai fazer que diminua a transmissibilidade do coronavírus.
O secretário lembrou das medidas que estão sendo tomadas pelo poder público e pela iniciativa privada para distribuir o horário de entrada e saída dos servidores do Estado. Além disso, também há um pedido para as empresas privadas a adotarem escalonamento de funcionários, no sentido de tentar reduzir as lotações nos ônibus.
“Nós da administração direta possamos flexibilizar o horário de entrada daqueles que necessitam do transporte público. O princípio é evitar aglomeração nos ônibus. O governador fez um pedido para que a medida que todas as cadeiras tiverem ocupadas que se evitem pessoas em pé” disse.