FOMENTO

Estado terá R$ 546 milhões em investimento na cultura com o programa “Goiás Impulso”

Recurso será aplicado em todas as áreas da cultura

Autoridades falaram sobre a importância do programa Goiás Impulso para fomentar a cultura (Foto Pollyana Cicatelli)
Autoridades falaram sobre a importância do programa Goiás Impulso para fomentar a cultura (Foto Pollyana Cicatelli)

Na tarde do dia 01 de fevereiro, o Governo de Goiás lançou o programa “Impulso Goiás”, um pacote de investimentos em eventos culturais e de fomento ao microempreendedorismo, no valor de R$ 546 milhões. O programa pretende fortalecer as economias locais em regiões turísticas de todo o estado.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o programa vai gerar emprego e renda para os trabalhadores da cultura. “Nossos eventos e fomentos geram empregos, renda e impulsionam o turismo em todo o estado. Por isso, estamos ampliando os investimentos para dinamizar ainda mais a economia goiana”, comenta.

O programa Goyazes continuará crescendo, assim como o Fundo de Arte e Cultura, que terá seus editais liberados aos poucos. Yara Nunes também já confirmou a disponibilização da Aldir Blanc 2 para 2024 e informou que os proponentes contarão com auxílio da equipe. “A Secult Goiás disponibilizará equipe nos interiores goianos, dando suporte para quem precisa e não sabe como cadastrar os projetos. Todas as áreas poderão ser contempladas com os recursos, mas nosso foco são os artistas em situação de vulnerabilidade”, explica a secretária.

A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, revelou estar muito feliz pela conquista de Goiás. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje fazendo o lançamento deste programa que garante a alta do empreendedorismo para todas as pessoas”, comenta.

Programa Goiás Impulso nos interiores

Segundo César Moura, secretário da Retomada, o Goiás Impulso vai melhorar a qualidade de vida da população do Estado. “É uma política pública completa, que tem efeito direto na empregabilidade e na renda para segmentos que enfrentam a sazonalidade, como a classe artística e o turismo, que ora têm muitas atividades, ora não. E conduzindo para que o dinheiro aplicado fique nas cidades onde serão realizadas essas ações, o governo atua para melhorar a qualidade de vida dos goianos que moram no interior do estado”, explica.