Estoque do Banco de Sangue do Hugol está em estado crítico e precisa de doações
Todos tipos sanguíneos são necessários, com destaque para o O negativo
O estoque do Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, está em estado crítico e precisa de doações. Segundo a unidade, o período do fim do ano é de baixa e todos os tipos sanguíneos são necessários, com destaque para o O negativo.
“Nesse período do ano, ocorre uma queda nas doações por conta das festas de fim de ano e das viagens realizadas nessa temporada. Além disso, nessa época, a ocorrência de acidentes domésticos aumenta e, consequentemente, a demanda do hospital também cresce”, afirma o supervisor do Banco de Sangue, Wilson Moreira.
Segundo ele, a doação de sangue é um ato de solidariedade que não traz nenhum risco para quem a realiza. Além disso, ressalta que a triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa se estiver em boas condições de saúde, com material descartável e sem possibilidade de contaminação durante o procedimento.
Confira os critérios para doação de sangue:
- Estar saudável;
- Não estar gripado, resfriado ou febril;
- Ter acima de 50 quilos;
- Ter entre 18 e 69 anos;
- Estar descansado e alimentado. Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano;
- Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
- Não estar em uso de antibióticos e antifúngicos. Caso tenha feito uso, aguardar 14 dias após o término para realizar a doação;
- Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como: Sífilis, Hepatite B ou C, Hepatite A (após os 11 anos), HIV, HTLV, Doença de Chagas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3995-5400 ou pelo WhatsApp: (62) 3995-5400.