Estudo inédito vai apontar espécies de plantas sob risco de extinção em Goiás
Levantamento sobre a flora de Goiás sob extinção será conduzido pela Semad em parceria com CNC Flora
Um estudo inédito vai identificar quais são as espécies da flora com ocorrência no Estado de Goiás que correm risco de extinção. Atualmente, o que existem são listas de abrangência nacional que tornam mais difícil a tarefa dos governos estaduais de implementar políticas locais de preservação. O projeto está nas primeiras etapas e deve ser concluído em 2026.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que convidou para uma parceria o Centro Nacional de Conservação da Flora. Representantes dos dois órgãos se encontraram no dia 30 de outubro, em Goiânia, para uma reunião de alinhamento.
O gerente de Conservação, Biodiversidade e Fauna da Semad, Max Vinícius de Paula, explica que, ao longo de 2025, a pasta conduziu oficinas para avaliar o risco de extinção das espécies da fauna e, agora, dá início ao projeto que avalia as espécies da flora goiana. “Nunca antes Goiás avaliou as espécies. Então, a elaboração dessa primeira lista oficial de espécies ameaçadas da flora de Goiás representa um marco histórico”, afirmou o gerente.
Na opinião da coordenadora do projeto pela Semad, Franciele Parreira Peixoto, a iniciativa permitirá identificar as espécies mais vulneráveis e embasar políticas públicas que vão definir estratégias de manejo e conservação.