COMBATE A COVID-19

Eventos em Aparecida vão precisar de autorização prévia da prefeitura para acontecer

A prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou, nesta sexta-feira (11), portaria que estabelece que eventos…

Eventos em Aparecida vão precisar de autorização prévia da prefeitura para acontecer
Eventos em Aparecida vão precisar de autorização prévia da prefeitura para acontecer (Foto: Wigor Vieira - Divulgação)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou, nesta sexta-feira (11), portaria que estabelece que eventos esportivos, sociais e corporativos, com público de 1 mil pessoas em locais abertos e 500 em espaços fechados só poderão ocorrer mediante autorização prévia do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município e altera a Portaria 145/2021, publicada em 26 de outubro do ano passado.

De acordo com o novo regramento, os produtores e organizadores de eventos devem enviar solicitação à Secretaria Municipal de Saúde com no mínimo 15 dias de antecedência, e relatar, nominalmente algumas informações. São elas:

Endereço, data e duração do evento, o tipo (festa social, religiosa, cultural e/ou esportivo), a forma de acesso (pago ou gratuito), característica do espaço (aberto ou fechado) e a capacidade máxima de público. Se haverá presença de menores de 18 anos, quantidade de entradas e saídas do local e a garantia de medidas sanitárias, como também a solicitação de comprovante de vacinação.

O pedido será avaliado, individualmente, pelo grupo técnico do Comitê no prazo de três dias, podendo ser aprovado ou não.

Guarda Civil irá fiscalizar eventos em Aparecida de Goiânia

A fiscalização das recomendações será realizada pelos órgãos municipais de fiscalização com apoio da Guarda Civil. Denúncias e informações de irregularidades desta portaria podem ser registradas pelo telefone 3545-5992, também disponível na plataforma do WhatsApp; além dos telefones 3238-7243 e 153.

O descumprimento das recomendações constitui infração administrativa e acarretará em penalidades, como interdição cautelar do local do evento e multa, no valor R$ 671, 27 conforme cálculo de Unidades de Valor Fiscal de Aparecida (UVFAs). Em caso de reincidência, o valor é dobrado.

Casos de Covid-19 subiram no município

Com a chegada da variante ômicron, o número de casos de Covid-19 saltou em Aparecida de Goiânia. Enquanto no dia 1º de janeiro de 2022 a Secretaria Municipal de Saúde anotou 31 novos casos, chegando a 93.019 no acumulado, pouco mais de um mês depois esse número saltou para 320 novos casos (número de quarta-feira) e 104.930 no acumulado. Um salto de 12,42%.