OPORTUNIDADE

Feirão de Empregos LGBTQIA+ com 1,5 mil vagas acontece em Goiânia, nesta quarta (2)

O primeiro Feirão de Empregos LGBTQIA+ acontece em Goiânia, durante esta quarta-feira (2). O evento…

O primeiro Feirão de Empregos LGBTQIA+ acontece em Goiânia, durante esta quarta-feira (2). A ação ocorre na Vila Cultural Cora Coralina. (Foto: Governo de Goiás)
O primeiro Feirão de Empregos LGBTQIA+ acontece em Goiânia, durante esta quarta-feira (2). A ação ocorre na Vila Cultural Cora Coralina. (Foto: Governo de Goiás)

O primeiro Feirão de Empregos LGBTQIA+ acontece em Goiânia, durante esta quarta-feira (2). O evento ocorre na Vila Cultural Cora Coralina, até às 17h, e conta com mais de 1,5 mil oportunidades. O objetivo é inserir e recolocar a referida comunidade no mercado de trabalho.

A ação afirmativa é realizada pela Secretaria da Retomada, em parceria com o concurso TransMISSion, e conta com o apoio das secretarias de Estado de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Seds) e de Cultura (Secult Goiás), com serviços gratuitos ao público.

Como funciona o Feirão de Empregos LGBTQIA+ em Goiânia?

No primeiro Feirão, além de oportunidades de trabalho, a Secretaria da Retomada também oferece auxílio na confecção de currículos, bem como inscrições para cursos profissionalizantes, via Colégio Tecnológico (Cotec), com turmas presenciais e on-line. São 18 opções de cursos de 40 horas cada.

O objetivo, segundo a pasta, é capacitar estes profissionais para as vagas de emprego disponíveis, proporcionando melhores condições de entrada no mercado de trabalho.

Servidores da Secretaria da Saúde (SES-GO) estão no local para dar orientações aos interessados quanto ao processo transexualizador, realizado nos laboratórios TX do Estado de Goiás.

Já a Secretaria do Desenvolvimento Social (Seds) oferecerá encaminhamento e isenção de taxas para retificação de nome e gênero no registro civil, além de orientação sobre o registro de denúncias contra LGBTfobia, em parceria com a Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO).

Também haverá orientações sobre atendimento psicossocial oferecido pelo Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei) e divulgação do questionário de pesquisa em andamento para levantamento sociodemográfico da população LGBTI em Goiás.