Cultura

Festival Pirenópolis Doc promove bate-papo com diretor do Minc sobre “O cinema brasileiro de amanhã”

Programação do Pirenópolis Doc apresentará a mostra acessível, com exibição do filme “Filhas de lavadeiras” (2019) traduzido em libras

Rodrigo Antônio da Silva é diretor de Formação e Inovação do Ministério da Cultura e participa de bate-papo no PiriDoc (Foto: Divulgação)
Rodrigo Antônio da Silva é diretor de Formação e Inovação do Ministério da Cultura e participa de bate-papo no PiriDoc (Foto: Divulgação)

O 5º Festival Pirenópolis Doc promove neste domingo (04/02), às 11h30, no Cine Pireneus, em Pirenópolis, um bate-papo sobre “O cinema brasileiro de amanhã” com o diretor de Formação e Inovação do Ministério da Cultura, Rodrigo Antônio da Silva. A conversa será mediada pelo cineasta Pedro Novaes.

Além do bate-papo, ainda no domingo, a programação do Pirenópolis Doc apresentará a mostra acessível, com exibição do filme “Filhas de lavadeiras” (2019) traduzido em libras e com audiodescrição, dirigido por Edileuza Penha; a Mostra Katahirine, com exibições três filmes (“Fala sincera”, “Ciência de cabocla” e “Quando o manto fala e o que o manto diz”) produzidos por mulheres indígenas; e, por fim, a premiação dos filmes que vencedores das mostras competitivas.

Os valores das premiações variam de R$ 5 mil a R$ 8 mil, com cinco prêmios disponíveis: melhor filme de longa-metragem; melhor filme de curta-metragem; melhor filme goiano; melhor filme escolhido pelo Júri Jovem; e melhor filme escolhido pelo Júri Popular.

O Festival Pirenópolis Doc
O Festival Pirenópolis Doc é um dos principais festivais de cinema documentário do País e recebe inscrições de filmes de todos os estados brasileiros. O evento nasceu em 2015, motivado pelo desejo de sua criadora e diretora artística, Fabiana Assis, de movimentar em Goiás um pólo para a difusão e reflexão acerca do cinema documentário produzido no Brasil, em Goiás e no mundo.

Para isso, o festival oferece programação gratuita que contempla a exibição de filmes em mostras competitivas nacional e goiana, sessões especiais, debates, cursos de formação na área, laboratório de montagem de filmes e lançamentos literários, entre outras atividades gratuitas disponíveis para todo o tipo de público.

Saiba mais em pirenopolisdoc.com.br.