DESRESPEITO

Foto de estudantes de Medicina gera polêmica por suposto teor misógino em Goiânia

Universidade abriu processo disciplinar

Foto de estudantes de Medicina gera polêmica por suposto teor misógino em Goiânia
Foto de estudantes de Medicina gera polêmica por suposto teor misógino em Goiânia (Foto: Reprodução)

Uma foto tirada na quinta-feira (4) e divulgada por alunos do 2º período de Medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV) – Campus Goiânia para comemorar o fim do semestre causou revolta pelo suposto gesto misógino que os rapazes fizeram com as mãos. Além da repercussão nas redes, estudantes procuraram o Mais Goiás para denunciar a situação apontada como desrespeitosa. Em nota, a entidade informou que abriu processo disciplinar e que “as medidas cabíveis serão adotadas conforme o resultado da apuração”.

“A conduta apresentada, ao associar indevidamente a imagem da UniRV a manifestações de possível conotação ofensiva ou desrespeitosa, não representa a postura institucional, tampouco reflete o compromisso ético, profissional e humanista que orienta a formação de nossos estudantes, especialmente aqueles vinculados aos cursos da área da Saúde”, disse a universidade, em nota.

Uma estudante que preferiu não se identificar disse ao Mais Goiás que a imagem, que simula uma vagina com as mãos, foi enviada em um grupo com outros alunos da instituição. Desde a chegada, começou uma discussão, com críticas, mas também defesas. “Alguns falando que era normal calouro fazer burrice. Outros estão preocupados com a presença deles, em breve, em um ambulatório que atende pacientes do SUS.”

Segundo ela, com um ano de curso, eles já deveriam ter aprendido sobre ética médica. Inicialmente, parte dos membros do grupo chegou a fazer piadas, e “ninguém pediu desculpas”, informou a futura médica. A aluna informou que, agora, o assunto “acalmou”, visto que a universidade se manifestou. “Acho que também é preciso se preocupar com a saúde mental desses alunos”, desabafa sobre a exposição.

Nota completa da UniRV:

A Universidade de Rio Verde (UniRV) tomou conhecimento da divulgação, em redes sociais privadas, de uma imagem registrada em frente ao Campus Goiânia, na qual estudantes aparecem realizando gestos e utilizando elementos de contexto considerados impróprios, inadequados ao ambiente acadêmico e incompatíveis com os valores institucionais da UniRV.

A conduta apresentada, ao associar indevidamente a imagem da UniRV a manifestações de possível conotação ofensiva ou desrespeitosa, não representa a postura institucional, tampouco reflete o compromisso ético, profissional e humanista que orienta a formação de nossos estudantes, especialmente aqueles vinculados aos cursos da área da Saúde.

A UniRV mantém padrões rigorosos de conduta acadêmica e preza pela responsabilidade social, pela postura cidadã e pelo respeito à comunidade. Atitudes que contrariem tais princípios não são toleradas, principalmente quando repercutem negativamente na esfera pública e atingem a imagem institucional.

Diante dos fatos, a Reitoria informa que já foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, nos termos das normas internas vigentes, a fim de apurar as responsabilidades e eventuais infrações disciplinares, assegurando-se o contraditório e ampla defesa aos envolvidos. As medidas cabíveis serão adotadas conforme o resultado da apuração.

A Universidade reafirma, por fim, seu compromisso permanente com a preservação de um ambiente acadêmico ético, respeitoso e alinhado aos valores da dignidade humana, da cidadania e do exercício profissional responsável, pilares fundamentais da missão institucional da UniRV.