SEM COMIDA

Gado em estado crítico: 39 bovinos abandonados por irmãos passam fome em Rio Verde

PM reforça que suspeita é de que a situação se estende há meses. Irmão mais velho responsabilizou caçula pela condição dos animais

rebanho x maus tratos
Gado é encontrado em situação de maus-tratos em fazenda de Rio Verde; um animal estava morto e outros 39 desnutridos (Foto: divulgação/Polícia Militar)

Um rebanho de bovinos foi encontrado em situação de abandono em uma fazenda próximo ao Rio Verdão, Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás. A Polícia Militar foi acionada na terça-feira (13), após denúncias de maus-tratos. No local, os policiais constataram que 39 animais, em estado crítico de subnutrição, viviam sem acesso a qualquer tipo de alimento. Um semovente foi encontrado em situação de decomposição avançada. Os demais apresentam extrema magreza. Eles permanecem no local. Dois irmãos foram identificados como responsáveis pela propriedade. Ninguém foi preso.

O caso foi descoberto a partir de denúncias, mas militares não encontraram nenhum responsável pelo rebanho no local. Evidências indicam que os animais passavam sede, visto que apenas um bebedouro improvisado em uma banheira infantil foi encontrado. A água estava suja, lodosa e imprópria para o consumo. Um dos animais estava fora da propriedade, o que indica ausência de cuidadores há meses, segundo a corporação.

Irmãos são responsáveis

Durante as apurações, os policiais descobriram que a fazenda está em processo de inventário. Dois irmãos, de 48 anos e 50 anos, foram apontados como responsáveis pelo rebanho. Apenas o mais velho foi localizado, fora da fazenda. Ele afirmou que quem cuidava diretamente dos animais era o mais novo.

O homem assinou um termo de compromisso para comparecer à Justiça e não foi preso em flagrante, mas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado pela Polícia Militar. Ele também foi nomeado depositário fiel dos bovinos, ficando responsável pela guarda dos animais até decisão judicial.

boi x desnutrido
Gado estava desnutrido em fazenda de Rio Verde (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Segundo informações repassadas pela polícia, o caçula foi localizado horas depois e afirmou que estava recuperando o pasto em frente à propriedade e que levaria silagem para alimentar o gado, o que ainda não havia sido feito até o registro da ocorrência.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Verde foi acionada e comunicou a Agrodefesa, que já realizou um primeiro acompanhamento do caso. O órgão informou que uma nova vistoria será feita, mas ainda não há data definida para a fiscalização.

O caso é acompanhado pelos órgãos ambientais e pode resultar em sanções administrativas e responsabilização criminal, já que maus-tratos a animais, inclusive de produção, configuram crime previsto em lei.

Leia mais: