Patrimônio histórico

Gameleira centenária da Avenida Goiás é incendiada, em Goiânia

A gameleira centenária de Goiânia foi incendiada no sábado (23) na Avenida Goiás no setor…

Gameleira centenária de Goiânia é incendiada
Gameleira centenária de Goiânia é incendiada (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A gameleira centenária de Goiânia foi incendiada no sábado (23) na Avenida Goiás no setor Balneário Meia Ponte. A árvore é considerada patrimônio histórico da capital e sofreu danos no tronco e queda de galhos. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) abriu um inquérito para apurar o incêndio.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, mas a estrutura da árvore já havia sido danificada. Velas e vasilhas com restos de alimentos foram encontradas no interior da árvore e, por isso, a polícia acredita que o incêndio tenha sido provocado.

Uma equipe técnica da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) irá ao local para verificar os danos e realizar os devidos cuidados.

BRT

Para evitar danos à árvore centenária, a Prefeitura de Goiânia chegou a solicitar mudança de rota do Bus Rapid Transit do Eixo Norte-Sul. Alterações ocorreram no cruzamento das avenidas Goiás e Nerópolis, à pedido da Amma.

Para não danificar a árvore, quando projetou o trajeto do BRT, agentes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) solicitou a alteração da rota no cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Nerópolis.

Outra gameleira incendiada

Em março deste ano, outra gameleira, que estava há mais de 50 anos na rua 143 no Setor Marista, morreu após ficar mais de 15h em chamas. O primeiro incêndio chegou a ser controlado pelos bombeiros, mas o fogo voltou a queimar na madrugada do mesmo dia, mesmo após rescaldo.

LEIA MAIS

Incêndio destrói loja de embalagens no setor Pedro Ludovico, em Goiânia

Incêndio destrói deposito de aparelhos de som, em Porangatu

Incêndio em vegetação assusta moradores do bairro Jardim Cristal, em Aparecida

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira