DIGNIDADE

Garis passam a ter acesso a banheiros do comércio em Goiânia após acordo entre Prefeitura e Fecomércio

O acordo prevê ainda uma campanha de conscientização coordenada pela Fecomércio-GO para incentivar os comerciantes a aderirem voluntariamente à iniciativa

Mabel assina termo de colaboração com Fecomércio que permite garis da Comurg utilizarem banheiros de lojas (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Nacional do Gari, celebrado nesta sexta-feira (16/5), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assinou um termo de cooperação com a Fecomércio-GO para garantir que os garis da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) possam utilizar banheiros de lojas e estabelecimentos comerciais durante a jornada de trabalho nas ruas da capital.

A cerimônia de assinatura ocorreu no 6º andar do Paço Municipal e contou com a presença de representantes da Comurg, do Ministério Público do Trabalho (MPT-GO) e de 21 sindicatos patronais ligados ao comércio, como Sindilojas, Sindiposto, Sindibares, Sindimóveis, entre outros.

A medida busca assegurar dignidade e melhores condições de trabalho para os mais de 4 mil garis que atuam na limpeza urbana de Goiânia. Diariamente, a equipe da Comurg varre em média 1.330 km de ruas durante o dia e 490 km no período noturno.

“Quem limpa a cidade merece respeito. Essa parceria é um gesto de humanidade e de cidadania”, afirmou Mabel durante o evento sobre a iniciativa que vai permitir que garis acessem banheiros de lojas em Goiânia.

O acordo prevê ainda uma campanha de conscientização coordenada pela Fecomércio-GO para incentivar os comerciantes a aderirem voluntariamente à iniciativa, abrindo seus sanitários como um ato de acolhimento e valorização dos profissionais da limpeza. O compromisso não envolve custos adicionais para os lojistas, mas representa, segundo os organizadores, uma mudança cultural em relação à forma como a sociedade trata esses trabalhadores.

A ação foi elogiada pelo presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, que destacou a importância do gesto simbólico: “É um ato simples, mas que representa um grande avanço na valorização do trabalho de base que sustenta a nossa cidade limpa todos os dias.”