EMPREENDEDORISMO

Gasto crescente de ‘pais de pets’ deve aquecer mercado de pet shops em Goiânia, diz consultor

Guilherme Silvestre, que é dono de clínica, recomenda pesquisa minuciosa sobre o ponto comercial antes de abrir o negócio

Veterinário projeta expansão de pet shops em Goiânia: 'pais de pets estão gastando mais' (Foto cedida ao Mais Goiás)
Veterinário projeta expansão de pet shops em Goiânia: 'pais de pets estão gastando mais' (Foto cedida ao Mais Goiás)

O crescimento dos pet shops em Goiânia está sendo impulsionado por clientes cada vez mais dispostos a gastar com o bem-estar dos pets. A constatação é do médico veterinário Guilherme Silvestre Pereira, que nesta quinta-feira (29) dará uma palestra para empreendedores que querem investir no ramo, a convite do Sebrae. Dono de uma clínica que funciona na capital desde 1989, Guilherme afirma que o avanço da tecnologia ampliou a gama de serviços que podem ser oferecidos para os “pais” e “mães” de pets, mas alerta: se o empresário não tomar alguns cuidados, o risco de prejuízo é elevado.

O principal cuidado é com a escolha do ponto. “O estudo da região é fundamental. Quem quer abrir um pet shop com banho e tosa, por exemplo, precisa saber que os tutores não querem se deslocar por grandes distâncias para acessar o serviço. Ou querem o ‘uber dog’”, afirma Guilherme. “A escolha do ponto também tem a ver com o tipo de público que o empreendedor quer conquistar”.

Outro cuidado é com a qualidade do atendimento. “A questão do bom atendimento é o básico, mas muita gente não faz. É preciso ter foco no cliente, foco no atendimento. A gente lida muito com emoção, com clientes muitas vezes abalados, emocionados. É preciso ter sensibilidade”. Guilherme recomenda procurar o Sebrae, que oferece consultorias gratuitas sobre marketing, plano de negócios, fluxo de caixa e outros conceitos fundamentais.

Apesar do risco, o veterinário afirma que as perspectivas são boas para esse mercado em Goiânia. “Recentemente fizeram uma pesquisa sobre como as pessoas definiam o animal de estimação para elas. Muitas veem o pet como filho, e gastam até dez vezes mais do que as pessoas não enxergam assim”, afirma. “Mesmo que não houvesse pesquisa, a gente saberia disso: cada vez mais clientes querem o melhor para os animais de estimação”.

O desenvolvimento desse sentimento parental com os pets leva os tutores a aplicar parte do orçamento em privilégios como banho de ofurô, banho em pétalas de rosas, acupuntura, day care, tinturas específicas para realçar a coloração do pelo e tratamento capilar para cães (como é o caso da clínica de Guilherme, a Mundo Animal). “Existem até comedouros automatizados que só abrem com o chip do animal”, diz o consultor.

Guilherme afirma que existem hoje em Goiânia aproximadamente 8 mil empresas ativas voltadas para pets em Goiás, número baixo se comparado, por exemplo, a São Paulo (65 mil), Paraná (15 mil) e Minas Gerais (23 mil). “Todo mundo quer surfar nessa onda de mercados em expansão, mas tem que ter dedicação e boa gestão para fazer dar certo. Sobretudo, tem que gostar do que faz”.

O evento do Sebrae

Guilherme é um dos palestrantes da Feira do Empreendedor 2025, que acontece em Goiânia depois de passar por nove municípios do Estado. A abertura oficial aconteceu no dia 29 de outubro, no Centro de Convenções.

A feira oferece capacitação, orientação especializada e espaços de networking para empresários e potenciais empreendedores. Promove conexões e novas oportunidades de negócios, com abordagem sobre as principais tendências para 2026.

O diferencial dessa edição é o “Caminhão de Tendências”, unidade móvel do Sebrae. “A cada meia hora a gente vai ter um conteúdo falando sobre as tendências de vários segmentos como pet shop, academias de ginástica, empresas de saúde e bem-estar, varejo de alimentação. Também teremos consultoria para rodadas de negócios Internacional”, detalha a gerente da Regional Central, Larissa Oliveira.

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