GCM de Aparecida promete ampliar rondas na região de condomínio que denunciou onda de crimes
Moradores enviaram carta relatando "medo constante" e invasões frequentes; corporação disponibiliza números de contato direto das viaturas para a região
A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), informou que vai ampliar as rondas preventivas na região do condomínio, cujos moradores procuraram o Mais Goiás para denunciar uma situação de insegurança. Em carta enviada à redação nesta quinta-feira (2), constam relatos de invasões frequentes a apartamentos, assaltos e a presença de indivíduos armados nas áreas comuns da edificação.
Os condôminos procuraram o portal após reportagem revelar o furto a um mercado 24 horas dentro do condomínio. Segundo o documento, os moradores estão vivendo sob constante medo e a situação chegou a um ponto insustentável. “Famílias estão se sentindo reféns dentro de casa, sem tranquilidade para viver o dia a dia. Mesmo diante de relatos e denúncias, ainda não houve uma resposta efetiva que consiga conter essa realidade”, diz trecho do texto.
Ainda em nota, a Guarda informou que haverá reforço do patrulhamento ostensivo e maior presença das equipes nas ruas e bairros da região. “A GCM reforça ainda que as viaturas que atendem à região contam agora com telefones identificados e disponíveis para contato direto da comunidade, facilitando o acionamento das equipes em caso de necessidade. Telefones das viaturas da 5ª Regional: (62) 99241-1407, (62) 99233-6585 e (62) 99237-0772.”
O município ainda esclareceu que, além do contato direto com as equipes em patrulhamento, a população também pode acionar a corporação pelo telefone 153. Trata-se do canal permanente de atendimento da Guarda Civil Municipal.
Relato
Uma moradora, sob a condição de anonimato, relatou o clima de insegurança que impera no residencial. Segundo ela, é muito difícil sair de casa e deixar o “pouco que tem” à mercê de crimes. Ela diz que, pelo condomínio não ser de alta renda, é difícil aprovar mais medidas de segurança para proteger os condôminos.
Segundo ela, desde a entrega do condomínio, há cinco anos, os moradores enfrentam problemas. “Tem bandidos no condomínio.”
A moradora afirma que, sempre que algo ocorre, aciona as autoridades. Contudo, os problemas persistem. “Parte do condomínio tem câmeras.” Para ela, é preciso que as corporações tenham acesso às provas, por meio da síndica. “Os moradores precisam ver que algo está sendo feito.”
O portal também tentou contato com a síndica, mas não teve sucesso.
Furto no condomínio
Imagens de câmeras de segurança mostram quando dois jovens invadem e furtam produtos de um mercado 24 horas em Aparecida de Goiânia. O caso aconteceu por volta das 23h30 de terça-feira (31) no condomínio. No vídeo, os rapazes estão com os rostos cobertos por camisas. Segundo informado, um deles, que é morador, entrou com a identificação facial e levou junto o colega. Eles saquearam cerca de R$ 500 em produtos.
A advogada da rede de mercados 24 horas, Raphaela Gonçalves Correia de Melo, informou que as medidas legais foram adotadas de imediato, com o registro do boletim de ocorrência ainda na madrugada e a disponibilização das imagens do sistema de monitoramento às autoridades. Segundo ela, o caso está sendo acompanhado pela Polícia Civil.
“Um dos envolvidos é morador do condomínio e já foi identificado. O segundo indivíduo também está sendo apurado a partir das imagens e das informações levantadas no local. Há indicativos de que os envolvidos sejam menores de idade, conforme informações iniciais. A confirmação formal, no entanto, depende da apuração das autoridades”, esclareceu.