Eleições 2026

Genial Quaest: A menos de um ano da eleição, Caiado ainda é desconhecido por metade da população brasileira

Desde que lançou seu nome na corrida, Caiado tem intensificado agendas fora de Goiás na tentativa de ampliar projeção

Imagem mostra governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante entrevista
Dado, embora elevado, representa um avanço em relação aos meses anteriores (Foto: Reprodução)

A menos de um ano da eleição presidencial, metade dos brasileiros ainda não conhece o governador de Goiás e pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2026, Ronaldo Caiado (UB). É o que aponta a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última terça-feira (16/12).

De acordo com o levantamento, 50% da população afirma não conhecer Caiado. O dado, embora elevado, representa um avanço em relação aos meses anteriores. Em janeiro deste ano, quase 70% dos eleitores desconheciam o governador goiano. Em outubro, o índice caiu para 54% e, agora, recuou mais quatro pontos percentuais.

SAIBA MAIS:

Caiado lançou oficialmente sua pré-candidatura em abril e, desde então, tem intensificado agendas e articulações políticas fora de Goiás, na tentativa de ampliar sua projeção nacional e conquistar a confiança do eleitorado em diferentes regiões do país.

Rejeição e apoio

Ao mesmo tempo em que amplia o nível de conhecimento, o governador enfrenta crescimento na rejeição. Entre os eleitores que afirmam conhecê-lo, 21% diziam, em janeiro, que não votariam em Caiado. Em outubro, esse percentual subiu para 32%. Na pesquisa mais recente, a rejeição alcança 40%, o equivalente a quatro em cada dez entrevistados.

O apoio também oscilou no período. Entre os que conhecem o pré-candidato, 11% afirmavam em janeiro que votariam nele. Em outubro, o índice subiu para 14%, mas voltou a recuar e agora está em 10%.

Cenário nacional

Além de avaliar o nível de conhecimento, rejeição e apoio dos pré-candidatos, a pesquisa Genial/Quaest testou possíveis embates para a eleição presidencial de 2026. O levantamento indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os governadores Ratinho Junior (PSD), do Paraná, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

LEIA TAMBÉM:

O estudo também mostra que Flávio Bolsonaro aparece como o principal nome da direita entre os cenários testados, superando outros potenciais candidatos do campo conservador, dentre eles, Caiado. Ainda assim, Lula segue lidando os diferentes cenários experimentados.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.