Genial Quaest: A menos de um ano da eleição, Caiado ainda é desconhecido por metade da população brasileira
Desde que lançou seu nome na corrida, Caiado tem intensificado agendas fora de Goiás na tentativa de ampliar projeção
A menos de um ano da eleição presidencial, metade dos brasileiros ainda não conhece o governador de Goiás e pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2026, Ronaldo Caiado (UB). É o que aponta a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última terça-feira (16/12).
De acordo com o levantamento, 50% da população afirma não conhecer Caiado. O dado, embora elevado, representa um avanço em relação aos meses anteriores. Em janeiro deste ano, quase 70% dos eleitores desconheciam o governador goiano. Em outubro, o índice caiu para 54% e, agora, recuou mais quatro pontos percentuais.
SAIBA MAIS:
- Caiado registra maior crescimento nas redes sociais entre presidenciáveis
- Caiado reafirma que Daniel Vilela reúne credenciais para sucedê-lo no governo do estado
Caiado lançou oficialmente sua pré-candidatura em abril e, desde então, tem intensificado agendas e articulações políticas fora de Goiás, na tentativa de ampliar sua projeção nacional e conquistar a confiança do eleitorado em diferentes regiões do país.
Rejeição e apoio
Ao mesmo tempo em que amplia o nível de conhecimento, o governador enfrenta crescimento na rejeição. Entre os eleitores que afirmam conhecê-lo, 21% diziam, em janeiro, que não votariam em Caiado. Em outubro, esse percentual subiu para 32%. Na pesquisa mais recente, a rejeição alcança 40%, o equivalente a quatro em cada dez entrevistados.
O apoio também oscilou no período. Entre os que conhecem o pré-candidato, 11% afirmavam em janeiro que votariam nele. Em outubro, o índice subiu para 14%, mas voltou a recuar e agora está em 10%.
Cenário nacional
Além de avaliar o nível de conhecimento, rejeição e apoio dos pré-candidatos, a pesquisa Genial/Quaest testou possíveis embates para a eleição presidencial de 2026. O levantamento indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os governadores Ratinho Junior (PSD), do Paraná, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
LEIA TAMBÉM:
O estudo também mostra que Flávio Bolsonaro aparece como o principal nome da direita entre os cenários testados, superando outros potenciais candidatos do campo conservador, dentre eles, Caiado. Ainda assim, Lula segue lidando os diferentes cenários experimentados.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.