GO-147 terá contrato de pavimentação assinado nesta terça (16)
Obra de 46,3 km entre Bela Vista e Silvânia receberá R$ 152 milhões do Fundeinfra
O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), assina nesta terça-feira (16) o contrato para a pavimentação da GO-147, no trecho que liga Bela Vista de Goiás ao entroncamento da GO-010, em Silvânia. A obra, orçada em R$ 152 milhões, será executada pela Construtora CCB sob supervisão da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), formado por contribuições dos produtores rurais do estado.
Com 46,3 quilômetros de extensão, o projeto inclui ainda a construção de uma ponte de concreto de 50 metros sobre o Rio dos Bois. A pavimentação aguarda apenas a liberação do licenciamento ambiental para ter início efetivo. O evento deve contar com a participação do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB).
Importante ligação para a produção agropecuária
O trecho a ser asfaltado cruza uma das regiões mais produtivas de Goiás, abrangendo municípios como Hidrolândia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, Piracanjuba, Caldazinha e São Miguel do Passa Quatro. Segundo estudo do Ifag, a rodovia vai atender diretamente 6.457 imóveis rurais num raio de 25 quilômetros, que juntos movimentam atualmente R$ 1,4 bilhão no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).
Com a pavimentação, a estimativa é de que esse valor chegue a R$ 2,2 bilhões, impulsionado principalmente pelo avanço da soja e do milho. A área total impactada soma 327 mil hectares, sendo 310 mil já em produção e com potencial para expansão de mais 117 mil hectares.
Tráfego mais intenso e escoamento facilitado
Além do impacto econômico direto, o asfalto deve transformar a logística da região. Atualmente, a GO-147 recebe 38.963 caminhões pesados por ano, transportando 1,52 milhão de toneladas de produtos agrícolas. Após a pavimentação, o fluxo deve crescer 42,8%, chegando a 55.631 caminhões e 2 milhões de toneladas, segundo o estudo do Ifag.