Movimento interceptado

GO: ‘Desvio de Açaí’ intriga donos e termina com 12 toneladas apreendidas, em Aparecida

Mercadoria está avaliada em R$ 200 mil

Carga deveria ser entregue em Minas Gerais (Foto: PCGO)

Um desvio de rota no transporte de uma carga de Açaí culminou na apreensão de 12 toneladas do produto em uma operação da Polícia Civil em Aparecida de Goiânia, região central de Goiás. A polpa de açaí, avaliada em R$ 200 mil, saiu de Santarém (PA) com destino a Pouso Alegre (MG), onde o pagamento seria realizado. No entanto, a mercadoria foi redirecionada de modo suspeito na cidade goiana, o que chamou atenção dos proprietários e também dos agentes. O caso foi registrado na última terça-feira (1°/7), mas revelado apenas nesta quinta (3/7).

No meio do trajeto, o motorista comunicou que os supostos compradores haviam solicitado uma mudança no destino. A nova entrega seria feita em um depósito no bairro Jardim Belo Horizonte, em Aparecida de Goiânia, o que despertou suspeitas imediatas por parte dos donos da carga. Acionada, a polícia descobriu que a ação era parte de um esquema elaborado.

Os criminosos se passavam por representantes de empresas legítimas, utilizando documentos falsificados para realizar compras de alto valor. Com essas informações falsas, contratavam transportadoras e serviços de armazenagem de boa-fé e, em seguida, redirecionavam os produtos para depósitos estratégicos, dificultando o rastreio da carga e ocultando sua identidade.

O endereço onde a carga estava armazenada foi descoberto pelos agentes e toda ela foi apreendida. O responsável pela empresa de fretes que mantinha a mercadoria no local foi ouvido pelas autoridades e colabora com as investigações. Até o momento, ninguém foi preso.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os integrantes do grupo criminoso, que já é investigado por aplicar golpes semelhantes em diferentes estados, sempre com uso de documentação fraudulenta.