Goiana é vítima de tentativa de estupro dentro de trem em Paris
Jhordana Dias, de 26 anos, foi atacada dentro de um vagão quase vazio
Uma goiana foi vítima de uma tentativa de estupro dentro de um trem em Paris, na França. A jovem Jhordana Dias, de 26 anos, natural de Goiânia, foi atacada dentro de um vagão do metrô da capital francesa na última quarta-feira (15/10). O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e foi confirmado pelo jornal francês Le Parisien, que ouviu o irmão da vítima.
Segundo o relato, a brasileira foi atacada enquanto viajava sozinha no trem da linha RER C, que estava praticamente vazio. O agressor teria se aproveitado da ausência de outros passageiros para investir contra ela assim que o vagão fechou as portas.
- Acidente de trânsito vira caso de estupro em Goiânia; leia
Durante o ataque, o homem deu socos, tentou estrangulá-la e chegou a morder o rosto da jovem. As agressões só cessaram quando uma passageira ouviu os gritos de socorro, entrou no vagão e começou a filmar o suspeito. Ao perceber que estava sendo gravado, o homem fugiu do local, descendo na estação seguinte.
A mulher que interveio prestou ajuda à brasileira, que ficou bastante abalada e com ferimentos no rosto. “Ela me ligou desesperada, com a cara toda ensanguentada, dizendo que alguém agarrou ela”, contou Cícero Júnior, irmão de Jhordana. Ele afirmou que a irmã estava voltando para casa sozinha quando foi atacada.
- Goiano prepara pamonha em frente à torre Eiffel, em Paris: ‘muitos querendo comprar’
Cícero relatou ainda que, como Jhordana não fala francês, ela não conseguiu se comunicar com as pessoas que tentaram ajudá-la. “Enquanto falava comigo por telefone, uma senhora perguntou se ela conhecia o agressor. Eu pedi que essa mulher chamasse a polícia”, disse.
Segundo o irmão, a goiana ficou em choque após a tentativa de estupro, com mordidas nos lábios e cortes no rosto. A mulher que ouviu os gritos e socorreu Jhordana também registrou parte da cena em vídeo, que circulou nas redes sociais e foi confirmado pela imprensa francesa.
Nas imagens, é possível ouvir a brasileira chorando e gritando, em português: “Ele tentou me agarrar! Eu tô com medo!”. Já a passageira que interveio ordena que o homem se afaste, dizendo em francês: “Eu pedi pra você ficar lá. Fique aí!”. Logo depois, o suspeito desce do vagão e foge pela plataforma.
O episódio ocorreu na estação de Choisy-le-Roi, na periferia sul de Paris. Jhordana, que é contadora, vive na França há poucos meses, onde foi morar com o irmão mais velho, residente em Juvisy-sur-Orge.
- Homens são presos por estupro de crianças de 4 e 7 anos em Aparecida de Goiânia
Ela contou que o homem a agarrou, tentou beijá-la e baixar suas calças, além de morder e agredi-la fisicamente. “O que teria acontecido se ela (a passageira) não tivesse vindo? Talvez eu estivesse morta”, desabafou à imprensa francesa.
De acordo com o Observatório Nacional de Violência contra as Mulheres, os casos de violência sexual em transportes públicos na França aumentaram 86% entre 2016 e 2024. No último ano, foram 3.374 ocorrências registradas, incluindo assédio, ofensas sexuais e estupro — sendo 6% delas tentativas de estupro.
O irmão da vítima afirmou que um boletim de ocorrência foi registrado, mas o suspeito ainda não foi localizado pelas autoridades francesas.