IMUNIZAÇÃO

Goiânia: Veja onde achar vacina contra Influenza aos finais de semana

A vacina está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde

Saiba onde encontrar vacina contra Influenza aos finais de semana em Goiânia (Foto: Divulgação)

Quatro unidades de saúde de Goiânia vão funcionar neste sábado (24) e domingo (25), das 8h às 17h, para aplicação da vacina contra a Influenza. A medida busca facilitar o acesso da população à imunização em meio ao aumento de casos de síndromes respiratórias. Os pontos com atendimento nos fins de semana são: Centro Municipal de Vacinação (Setor Pedro Ludovico), CIAMS Novo Horizonte, CIAMS Urias Magalhães e UPA Jardim América.

A vacina está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, reforça a importância da imunização. “Estamos em um momento de aumento das síndromes respiratórias, e a vacina contra Influenza é a forma mais eficaz de reduzir a transmissão comunitária. Recomendamos que as famílias escolham o melhor dia e garantam a proteção de todos.”

O imunizante ofertado pela rede pública neste ano é trivalente, com proteção contra as cepas H1N1 e H3N2 do vírus Influenza A, além do Influenza B. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todos que ainda não se vacinaram procurem um dos pontos disponíveis.

“O objetivo é ampliar o alcance da campanha e evitar complicações da gripe, sobretudo em períodos de maior circulação do vírus”, afirma o secretário Luiz Pellizzer. Ele lembra que a cidade passou de 29 para mais de 60 salas de vacina em funcionamento.

Endereços das unidades com vacinação aos fins de semana:

  • Centro Municipal de Vacinação: Av. Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n – Setor Pedro Ludovico
  • CIAMS Novo Horizonte: Av. Engenheiro José Martins, s/n – Novo Horizonte
  • CIAMS Urias Magalhães: Rua Guajajaras, s/n – Urias Magalhães
  • UPA Jardim América: Praça C-201 – Jardim América

Prefeitura alerta para baixa adesão à vacina e risco de colapso nos leitos de UTI

O assunto preocupa a Prefeitura de Goiânia diante do baixo índice vacinal que a população apresenta. “Nós não vamos ter leitos de UTI se vocês não se vacinarem. Os leitos são os mesmos para quem tem enfartes e outras doenças graves. Agora, não vacinam crianças, idosos, grávidas, não vacinam ninguém. Estamos com o índice de cobertura baixíssimo”, afirmou o gestor nas redes sociais, na última quarta-feira (21).

De acordo com Mabel, que esteve em reunião com o secretário de Estado de Saúde, Rasivel dos Reis Santos Júnior, além de representantes de Aparecida e outros municípios do Estado, a questão é urgente. “Estamos preocupados e a população não está reagindo. Só em Goiânia nós temos mais de 60 postos vacinando. Aparecida do mesmo jeito, o Estado do mesmo jeito. Vá ao posto de saúde e vacine em Goiânia, Aparecida, no Estado de Goiás”, reforça.

Ao Mais Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que foram aplicadas 155.811 doses da vacina contra Influenza no município e a cobertura vacinal, que considera gestantes, idosos e crianças, é de 25,94%. Além disso, revelou que a rede municipal de saúde dispõe de 212 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), dos quais 17 estão desocupados (ocupação é de cerca de 92%). “A pasta está em tratativas com o Igope e o Hospital das Clínicas para ampliação do quantitativo de leitos de cuidados intensivos no município”, esclarece.