Goiânia lança campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores para população em situação de rua
Estado também promove ação desde a última semana

A Prefeitura de Goiânia lançou a campanha “Um gesto, vários corações aquecidos” para arrecadação de agasalhos e cobertores à população em situação de rua. A iniciativa teve início na última segunda-feira (1º) e vai até dia 15 de maio.
As doações podem ser realizadas presencialmente, na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Sdhpa). Ela está localizada na Rua 99, número 66, Setor Sul.
“Os donativos arrecadados serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela prefeitura. A meta é fortalecer o acolhimento, já que o mês de maio é uma das épocas de frio mais intenso na capital”, afirma a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), em março de 2021, cerca de 1,2 mil pessoas viviam nas ruas de Goiânia. Em agosto, auge da pandemia de covid-19, o número passou para 1,6 mil, o que representa aumento de 33% em cinco meses.
A secretária Cida Garcêz destaca os esforços da gestão Rogério Cruz para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade. “A prefeitura oferece abrigos, mantém casas de acolhida em Campinas e no Setor Universitário, que oferecem apoio, alimentação e pouso a quem precisa. Em agosto de 2022, houve força-tarefa entre secretarias para montar estrutura no Clube do Povo, a fim de acolher pessoas que costumam se abrigar debaixo de marquises na região central da cidade”, pontua.
Estado
Vale lembrar, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) lançou a Campanha Aquecendo Vidas, na última quinta-feira (27), em Goiânia. O objetivo é proteger a população vulnerável goiana das noites de frio. A ação espera distribuir cerca de 70 mil cobertores pelo Estado e arrecadar agasalhos novos e usados que estejam em bom estado.
De acordo com os dados apresentados na Organização, a Campanha Aquecendo Vidas distribuiu mais de 200 mil cobertores desde 2019. Neste ano, 70 mil cobertores já foram adquiridos para a doação. Com um investimento de R$ 9,5 milhões pelo Governo do Estado, os itens serão entregues de 2 a 25 de maio, em 12 pontos diferentes da capital.
Temperatura
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informa que a queda na temperatura em diversas regiões do Estado nos próximos meses será decorrente das massas de ar polar. Dessa forma, o projeto pretende beneficiar instituições sociais, idosos, pessoas em situação de rua e famílias vulneráveis.
Para obter informações sobre os pontos de coleta das doações e participar da ação, acesse o site da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ou entre em contato pelo telefone (62) 3201-9315.