CIMEHGO

Goiânia pode ter domingo com chuvas intensas

Previsão é de 5 milímetros, mas há alerta de volumes mais altos, com rajadas fortes de vento e raios

Goiânia pode ter domingo com chuvas intensas
Goiânia pode ter domingo com chuvas intensas (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta para risco potencial para chuvas intensas (de 20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia), que podem vir acompanhadas de rajadas de vento (acima de 60 km/h) e raios, em Goiânia, neste domingo (7). As temperaturas, contudo, podem chegar a 31º.

Apesar das previsões apontarem para precipitações de grande volume, a estimativa é que o domingo não ultrapasse 5 milímetros de chuva. Vale lembrar, na quinta-feira (4), a capital teve pontos que registraram até 92 milímetros de chuva em 1h30, como na região Noroeste (Perim).

Com isso, trechos da cidade ficaram alagados, com enxurradas que colocaram motoristas em alerta. Um dos pontos mais afetados pela cidade foi a Avenida Castelo Branco.

Segundo o Cimehgo, na via, as precipitações foram de 60 milímetros – um número alto para o curto período. Em decorrência do grande volume, equipes da Defesa Civil atuam preventivamente e prestam auxílio em casos de emergência, além de emitir orientações de cuidados que devem ser tomados durante as adversidades.

Na região Norte (Santa Genoveva), foram 80,4 milímetros, enquanto também na região Norte (Jardim Pompéia), 71,8 milímetros. Em outros locais, os números contabilizados foram: Leste (Jardim Olinda), 1 mm; Norte (Balneário Meia Ponte), 1 mm; Noroeste (Curitiba), 26,4 mm; Sul (Parque Santa Cruz), 1 mm; e Central (Universitário), 34 mm. As rajadas de vento foram em torno de 35 km/h.

Neste sábado (6), na capital, a previsão é de 7 milímetros e temperatura máxima de 31ºC.

Goiás

Por região, em Goiás, a previsão é de 40 milímetros de chuva na parte Norte do Estado e 35 milímetros na Oeste. Também deve cair “muita água” na Leste, com 30 milímetros.

Na região Central, deve chover 20 milímetros, enquanto na Sul e Sudeste, 8 milímetros em cada. As temperaturas variam de 20ºC a 34ºC pelo Estado.